Sexta, 29 Março 2024

Chefe de Polícia solicita criação de 250 vagas de investigador

O chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), requerendo a criação de 250 vagas de investigador para acomodar os aprovados no concurso de 1993 que garantiram o direito de ocupar as vagas. 

 
A criação das vagas havia sido solicitada por representantes dos investigadores em reunião com Joel Lyrio. No encontro houve a garantia de que o ofício seria encaminhado à Seger. Os investigadores que prestaram concurso em 1993 só começaram a ser nomeados em 2011, depois de extensa batalha judicial. Ainda assim, nem todos os aprovados – que já passaram pela Academia de Polícia (Acadepol) – foram chamados.
 
Os investigadores concursados amargaram a maioria das derrotas no governo Paulo Hartung (PMDB), entre 2003 e 2010, período em que Rodney Miranda (DEM) – prefeito eleito de Vila Velha – também esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Somente em 2011 os investigadores começaram a ser nomeados, mas o número de vagas criadas não foi suficiente para que todos fossem acomodados. 
 
Nesse período a falta de efetivo e aparelhamento na Polícia Civil contribuiu para o acúmulo de inquéritos sem resolução no Estado. Até 2007 eram mais de 17 mil inquéritos sem apuração, que se acumulavam nas delegacias, aumentando ainda mais a sensação de impunidade. 
 
Somente no fim do governo Hartung foi realizado um concurso para a recomposição de efetivo, sendo que o número de vagas ofertadas não supria a demanda de policiais civis, tendo de ser anunciado um novo concurso, na tentativa de equiparar o efetivo com o crescimento da população capixaba. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/