Segunda, 06 Mai 2024

Merendeiras e auxiliares de serviços gerais de Vila Velha voltam ao trabalho

A greve das merendeiras e auxiliares de serviços gerais de Vila Velha foi suspensa na noite desta quinta-feira (2), após um acordo firmado entre os trabalhadores e a empresa Serdel. Nos dois dias de paralisações dos trabalhadores, nesta quarta (1) e quinta-feira, cerca de 200 funcionários se reuniram na prefeitura de Vila Velha em protesto. 
 
Segundo o acordo firmado, não haverá corte de ponto dos dias parados; a empresa se comprometeu em abrir mão de medidas judiciais em decorrência da paralisação; haverá medidas em relação às denúncias de assédio moral por parte das chefias; faltas justificadas não vão mais implicar descontos na cesta básica, apenas as injustificadas; os valores dos descontos indevidos serão devolvidos aos trabalhadores retroativos a maio de 2014; e a empresa aceitará declaração de acompanhante dos funcionários para que levem menores de 16 anos ao médico até o limite de oito horas por mês.  
 
A negociação do reajuste do auxílio alimentação para R$ 450 voltará a ser feita em dezembro deste ano. 
 
Na quarta-feira a categoria aguardou durante todo o dia, mas não foi recebida pelo prefeito. Os trabalhadores realizaram uma passeata que seguiu da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, até a prefeitura, no bairro Coqueiral de Itaparica.
 
Em julho deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES) realizou uma assembleia com os trabalhadores que relataram problemas como a falta de condições de trabalho, casos de assédio moral e reclamações em relação a faltas não abonadas.
 
Depois da reunião e de protestos dos trabalhadores, eles foram recebidos por representantes da prefeitura e dos patrões para uma reunião. O encontro resultou em um acordo de que novas reuniões seriam realizadas para buscar soluções. No entanto, mais de dois meses depois, nenhuma outra reunião foi agendada. 
 
Apenas na última sexta-feira (26) representantes dos patrões chamaram o sindicato para conversar, diante da nova assembleia que aconteceria no sábado (27), mas informaram que não havia propostas.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/