Sábado, 20 Abril 2024

O dia seguinte

solenidadegovernosaomateus_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom
Hélio Filho/Secom

A operação da Polícia Federal (PF) que prendeu o prefeito de São Mateus (norte do Estado), Daniel da Açaí (PSDB), na manhã desta terça-feira (28), causando alvoroço no mercado político, ocorreu após uma festança no município nesse sábado (25), em comemoração ao aniversário de 477 anos. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande e da vice Jacqueline Moraes, ambos do PSB, e de uma comitiva de secretários e deputados estaduais, para anúncio de obras em diferentes áreas, somando R$ 17 milhões. Com troca de elogios, reforço de parcerias e discursos empolgados, a grande recepção, com direito a trio elétrico, e os investimentos também foram levados para a Assembleia Legislativa na sessão dessa segunda-feira (27), por meio dos governistas Eustáquio de Freitas (PSB) e Marcos Garcia (PV), que participaram da solenidade e reforçaram em plenário as exaltações a Daniel da Açaí, apontando sua "liderança e carisma", com coro também de Marcelo Santos (Podemos). Obviamente, as pessoas que jogaram os recentes confetes no prefeito, nada têm a ver com a operação e os fatos investigados, que são graves. Mas, não tem como negar: foi o balde de água fria mais cheio dos últimos tempos. Que "timing" atravessado, hein...

O dia seguinte II
A proximidade entre a festa e a operação se traduz, também, no Diário Oficial do Estado. A capa da edição desta terça-feira, dia da prisão, é exatamente da solenidade lotada de sábado. Até então, concluída com toda pompa e circunstância.

O dia seguinte III
Da comitiva do governo, também estiveram por lá os secretários Gilson Daniel (Governo), Marcus Vicente (Desenvolvimento Urbano), Paulo Foletto (Agricultura), Júnior Abreu (Esportes) e Cyntia Grillo (Assistência Social); e ainda Luiz César Maretto (DER), coronel Douglas Caus (comandante-geral da PMES) e Mário Louzada (Idaf). Da Assembleia, além de Freitas e Marcos Garcia, Alexandre Quintino (PSL). Já da bancada do Congresso, o coordenador, Da Vitória (Cidadania).

Pergunta
A propósito, pelas fotos oficiais, em alguns momentos aparecem várias pessoas a caráter, com boné escrito "Casão, ES". Já que perguntar não ofende...pode?

Presente
O deputado da oposição Carlos Von (Avante), que criticou o evento em São Mateus nas duas sessões desta semana, disse que o boné foi presente distribuído pelo próprio prefeito, que também providenciou placas de homenagens e o trio elétrico. Festa parecida, porém, também foi organizada por Daniel na visita ao município do presidente Jair Bolsonaro, em junho passado.

Falar o quê...
Aliás, passado o dia de glória para o prefeito na Assembleia, os governistas preferiram nada dizer na sessão desta terça (28). Somente Dary Pagung (PSB) entrou para defender a gestão estadual, após acusações de Von e Capitão Assumção (Patri), citando a aliança com Daniel da Açaí. "Casagrande tem estado em todos os municípios capixabas, não faz distinção", reagiu.

Água e óleo
Por falar nisso, Daniel da Açaí e Da Vitória, como diz o ditado popular, "ciscam para todos os lados". Ao mesmo tempo em que se rasgam para Bolsonaro, vide a visita de junho, declarações e posicionamentos públicos, arrastam as duas asas para Casagrande.

Água e óleo II
O presidente e o governador, novidade nenhuma, não se bicam e já protagonizaram inúmeros episódios de embate. Casagrande é também o alvo a ser batido pelos bolsonaristas no Estado nas eleições de 2022.

Perda-ganho
E o PSDB capixaba, quem diria! Embora à míngua, acabou se livrando da bomba, com a saída de Daniel da Açaí do partido, no início deste ano. O que era "prejú", acabou em "respiro".

Nas redes
"Sábadão' de entrega de investimentos em São Mateus! Ao lado do Governador Renato Casagrande, prefeito Daniel Santana, vereadores, prefeitos da região e muitos amigos para entregar melhorias para a segurança pública, infraestrutura, assistência social, desenvolvimento urbano l, esporte e muitas outras áreas. Sempre uma alegria estar em São Mateus!". Deputado federal Da Vitória, do Cidadania.

FALE COM A COLUNA:
...

'Muito igual' - Século Diário

Prefeito de município dividido no pleito de 2018, Daniel da Açaí se revela fanzoca de Bolsonaro e critica até CPI

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/