Quinta, 26 Mai 2022

Instruções básicas para minimizar acusações de prática de spam

0

Precauções

  • Não envie menssagens e newsletters pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
  • Não tenha um campo de ”cadastre seu e-mail” no seu site, sem seguir fielmente a Confirmação Ativa descrita neste documento.
  • Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de Spam por seu site.
  • Não acredite se algum vendedor garantir que sua lista de e-mails está aprovada pelos destinatários para receberem mensagens. Isso é mentira.
  • Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda.
  • Se você tem um programa que cadastra todos os endereços de e-mails das pessoas que enviam perguntas para seu site e usa essa lista para enviar e-mails, certamente será acusado de Spam.
  • Não existe nenhuma legislação brasileira sobre o assunto, portanto não é válido nenhum argumento de que os e-mails enviados não podem ser considerados Spam devido a algum congresso ou legislação, tanto nacional como estrangeira.

 

Confirmação ativa de cadastro


A forma ideal de se fazer um cadastro de qualquer tipo para validar o recebimento de e-mails é através de um processo chamado aqui de "Confirmação ativa de cadastro". Ele se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro e, portanto, garantir que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras. Esta técnica é particularmente útil naqueles casos em que você quer construir seu cadastro de e-mails sem correr o risco de ser acusado de Spammer por ter aceitado um endereço sem a efetiva autorização do dono do endereço. Isso ocorre muito quando existe um campo do tipo "Indique um amigo" em seu site, que faz com que muitos "Amigos" sejam indicados sem eles ficarem sabendo, e, portanto eles considerarão como Spam qualquer comunicação que você faça para eles.

 

Como implementar a confirmação ativa:

  • Se tiver um campo do tipo "Indique um amigo" e for registrado algum endereço de e-mail para receber comunicações, NÃO o insira em seu cadastro ainda;
  • Se existir uma ficha de cadastro de clientes, tenha certeza de que exista um “checkbox” bem claro, dizendo que o cliente concorda em receber informativos, propagandas etc do site;
  • Envie um e-mail imediatamente ao endereço cadastrado com um texto muito claro e objetivo, SEM PROPAGANDA alguma, apenas com a informação de que alguém indicou esse endereço de e-mail para continuar recebendo comunicações vindas do seu site, e se ele desejar realmente receber tais comunicações deverá responder ao e-mail com algum texto pré-definido;
  • Apenas se você receber tal resposta, e esta for afirmativa, insira o endereço de e-mail em seu cadastro;
  • Guarde o e-mail de confirmação pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.

 

Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de Spam, mas é uma forma de se proteger contra isso e de demonstrar boa-fé e transparência.

#20