Domingo, 28 Abril 2024

Comunidade questiona projeto de estações elevatórias na Barra do Jucu



Uma reunião realizada por moradores da Barra do Jucu, em Vila Velha, na noite dessa quinta-feira (22), aumentou a polêmica sobre a construção de estações elevatórias na região. Os moradores fizeram coro às reclamações já levantadas em outros bairros. Eles reclamam que a abordagem da Cesan já vem pronta e não leva em conta os anseios da população.



Na Barra do Jucu, as estações poderão ser construídas em terrenos desapropriados, entre casas da região e em frente a uma escola, o que não agrada os moradores.



Como a empresa já alertou em outras ocasiões sobre o mesmo tema, é fato que há resistência da população diante do projeto, afinal, todos querem tratamento de esgoto, mas não na porta de suas casas. Os moradores se queixam que o método de abordagem utilizado pela empresa ao invés de minimizar o conflito, aumentam as dúvidas e a resistência da população.



Para construir seis elevatórias na Barra do Jucu, a Cesan entrou em terrenos particulares, tirou foto, mediu e desapropriou áreas sem mesmo comunicar os proprietários.



Outra reclamação apontada na reunião, que contou com a presença de representantes da Cesan na condição de convidados, é que algumas estações ficarão próximas a casas, o que não se vê, por exemplo, em algumas estações em Vitória, situadas em praças e canteiros da cidade.



A Cesan garante que a estação não trará transtornos à vida da população, mas não apresentou qualquer esboço do projeto das estações de tratamento que serão construídas na região.



Explicou apenas que as obras fazem parte do sistema de esgotamento sanitário que começa no imóvel do morador da região através da caixa de ligação que se conecta à rede coletora e que leva os efluentes líquido às elevatórias. Estas, por sua vez, deverão bombear o esgoto para a estação de tratamento, que neste caso, está situada no bairro Ulisses Guimarães, em Vila Velha.  



Em todo o sistema de esgoto sanitário - Ponta da Fruta-Interlagos-Morada da Barra e Barra do Jucu - estão previstas 18 estações elevatórias para atender 66 mil pessoas até o ano de 2040.



A empresa não realizou visita às áreas pretendidas com uma comissão formada por moradores. Apenas o presidente da associação de moradores foi convidado, o que gerou novo descontentamento entre comunidade e empresa



Os moradores alegam que não são contra o tratamento do esgoto da região, onde está um dos principais rios do Estado, o rio Jucu, responsável por abastecer parte da Grande Vitória, mas querem discutir a proposta.



Os moradores chegaram a apresentar alternativas locacionais para a construção das elevatórias e soluções paisagísticas para humanizar a estação, como a intervenção de artistas plásticos locais que poderão tornar o local mais agradável visualmente.



“Está muito claro que a comunidade não está contra, mas também não quer, com o perdão da palavra, engolir um projeto a goela abaixo”, disse o vereador Duda da Barra (PMDB).



A Cesan prometeu visitar as áreas com uma comissão formada por pessoas da comunidade e disse que reavaliará um dos seis locais propostos pela empresa para a construção das estações.



O vereador Duda cobrou a reavaliação das elevatórias 8 e 9, locais considerados polêmicos pelos moradores por estarem localizados entre casas e em frente a uma escola.



A data de uma nova reunião da comunidade ou agendada pela Cesan não ficou definida, mas os moradores garantiram que deverão dialogar com a empresa até que cheguem a um entendimento.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/