Quinta, 09 Mai 2024

Mobilidade: bairros autônomos já surgem no interior do Estado

Na reportagem É tudo uma coisa só, publicada nesse domingo (23), foi destacada a importância do estímulo ao surgimento de cidades compactas, configurando bairros mais autônomos e sustentáveis. Em suma, bairros autossuficientes, em que comércio, serviços e moradia estejam integrados, ajudam, e muito, quando se pensa em mobilidade urbana. 

 
Na Grande Vitória, Jardim Camburi e Jardim da Penha são um exemplo. Seus moradores dificilmente precisam pegar o carro e engrossar o tráfego para ir ao supermercado, por exemplo. Podem fazê-lo a pé. Em Vila Velha, o mesmo pode ser observado no Centro ou em Itapoã.
 
Mas, fora da Grande Vitória, isso já ocorre? De certo modo, sim. Ainda que não no mesmo patamar que em bairros da Região Metropolitana. Em municípios grandes como Linhares, Aracruz, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, já pode ser observado um funcionamento nesse sentido.
 
Serviços de saúde, educação, entretenimento, alimentação, entre outros associados ao terceiro setor, foram incorporados a esses municípios. Exemplo: ninguém mais, como ocorreu um dia, precisa sair de Cachoeiro para ir ao Shopping Vitória. No entanto, ainda há serviços que só existem na Grande Vitória: um restaurante mais refinado ou a casa noturna da moda são alguns exemplos.
 
O que ajuda a explicar o que ocorreu nesses municípios foi o que a economia chama de “Economia da Aglomeração”, ou seja, densidade demográfica agregando serviços. Mas ainda há o que fazer. Esses municípios carecem de planejamento, de pensar a qualidade de vida dos cidadãos em questões como mobilidade, manejo de resíduos sólidos, segurança.
 
O estabelecimento de uma polinucleação, planejada, pode auxiliar. Há alguns anos, a capital capixaba era o único núcleo de serviços da Grande Vitória. Nesse âmbito, hoje quase ninguém precisa sair de Vila Velha, Serra ou Cariacica atrás de um serviço em Vitória. Este não é um dado absoluto, claro, mas em geral é o que já ocorre.
 
O estímulo à configuração sistematizada de vários núcleos no interior pode remediar certas carências ainda observadas nos principais municípios.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/