Segunda, 29 Abril 2024

Na boca do povo

 

Um dos temas recorrentes na rodada de audiências realizadas pelo prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), tem sido a questão ambiental. Área que nunca foi prioridade de governantes no Estado, nem mesmo muito discutida, embora motivos não faltassem para isso: abrigamos as plantas industriais da Vale e ArcelorMittal, que colocam a Capital na liderança de rankings nacionais por seus elevados índices de poluição do ar. Mesmo com números, estudos e denúncias, o tema novamente não foi bandeira dos candidatos este ano. Assim como seus adversários, o próprio Luciano tratou do meio ambiente de maneira tímida durante a campanha eleitoral. Mas, agora, o clamor da população é oficial e deve se manifestar também nas próximas audiências que ainda serão realizadas pelo prefeito eleito. Nesse meio tempo, outra pesquisa serve de alerta aos capixabas: Vitória é a campeã de rinite alérgica entre as capitais do País. Com tantas evidências, Luciano sabe muito bem o que encontrará pela frente, além de tudo, é médico. Terá, portanto, duas opções: manter a negligência do poder público e ser mais um a lavar as mãos para o sério problema, ou optar por imprimir uma marca à sua gestão, em consonância com o que deseja os moradores do município. A coluna torce pela segunda opção. 
 
Dois lados
A disputa à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), que confirmou a vitória do favorito, o atual presidente Homero Mafra, deixa importantes mensagens: não existe unanimidade na Ordem e está consolidado o grupo de oposição, liderado por André Moreira, e que emplacou uma subseção igualmente importante, a de Colatina. A fiscalização daqueles que estão no poder é bom para a democracia e para a sociedade. 
 
Dois lados II
Interessante é que nas primeiras declarações após o resultado da votação, Mafra fez questão de enfatizar o respeito à democracia. Mas a verdade é que a OAB – e aqui entra a Nacional também – precisa rever seu processo eleitoral. Exemplos que ocorreram no Estado são provas claras de que se trata de uma eleição nem tanto democrática. Muito menos transparente. 
 
Dois lados III
Vejamos: a Ordem é que fica responsável por divulgar o material de campanha dos candidatos, mas quando está no páreo o dono da máquina, a medida torna-se um tanto questionável. Moreira mesmo reclamou que suas propostas só foram enviadas para quatro mil advogados, dos dez aptos a votar. No caso da subseção de Vila Velha, o descumprimento de uma decisão judicial, além de um péssimo exemplo, prejudicou o candidato Gustavo Bassini. 
 
Falar é fácil
Já que Mafra tocou nesse assunto, a coluna aproveita para lembrá-lo que democracia pressupõe uma imprensa livre. E Século Diário é vítima constante de censuras do Judiciário, inclusive permanece sob censura, sem que a Ordem manifeste qualquer posicionamento contrário a esse ato arbitrário e inadmissível nos tempos atuais. Entre falar de democracia e defendê-la, de fato, há uma distância enorme. 
 
Insaciáveis
Juízes e desembargadores somaram mais uma vitória na Câmara dos Deputados, com a aprovação em outra comissão do projeto de lei que prevê um aumento de 15% para o Poder Judiciário em todo o País. Ganham tão mal, coitados...
 
Apoio
A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB), afirmou à Agência Brasil que entrou na disputa à presidência da Casa por conta de pesquisas internas que indicaram número considerável de votos brancos. A leitura nos meios políticos é outra: candidatura de Rose ajuda o favorito Henrique Alves (PMDB-RN), que vê pelo retrovisor a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) encostando. Se ela não for candidata, seus votos tendem a ir para Delgado, não para Henrique. 
 
Xiiii...
Tem bomba para cima do vereador reeleito de Vila Velha, Almir Neres (PSD). Pronta para estourar.  
 
Panorama
O PCdoB no Estado, que elegeu seu primeiro prefeito comunista, Neto Barros, em Baixo Guandu, tem encontro neste sábado (1). Partido vai avaliar a disputa de outubro e os projetos futuros. 
 
140 toques
“Parabéns à Dilma pelo veto à distribuição de royalties dos contratos já firmados! Demonstrou coerência e respeito à Constituição Federal”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"A política está acima da consciência." William Shakespeare

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/