Segunda, 29 Abril 2024

Quem cala...

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Pedro Valls Feu Rosa, assumiu o cargo prometendo novos tempos para o Judiciário capixaba, após o vexame gerado com o escândalo da Operação Naufrágio. Em um discurso muito bonito, garantiu abrir as portas do TJES para os movimentos sociais, acabar com o loteamento político, confrontar o antigo sistema de poder da Corte e etc, etc e etc. Tudo indicava que seria finalmente o início do “novo Espírito Santo”, diferente daquele consolidado durante o governo Paulo Hartung (PMDB). De fato, em alguns pontos, o discurso de Pedro Valls coincidiu com a prática, apesar de já ter pedido força. Mas em relação aos atos graves que ocorrem dentro da sua "própria casa", o presidente do tribunal se faz de desentendido, finge que não vê. A coluna se refere aos episódios absurdos que envolvem um grupo de magistrados, muitos ligados aos antigos clãs do Judiciário, que se vale de artifícios para obter decisões favoráveis em defesa de interesses particulares. O recente caso da censura ao site do advogado Gustavo Bassini é apenas um. Século Diário também está há muito tempo sob censura, e por ai vai. Com carta branca para agirem como bem entendem, esses mesmos magistrados promovem atos cada vez mais graves e absurdos. E Pedro Valls, que adora posar de defensor da democracia, vai fazer história em sentido contrário: de se omitir diante de atentados contra a liberdade de expressão. É aquela velha história, quem cala, consente. 
 
De olho
A coluna está levantando os caloteiros da eleição 2012. Quem contratou marqueteiro e equipes de TV e rádio, mas não pagou. Tem gente importante no meio. 
 
Mais do mesmo
Como esperado, o deputado federal Lelo Coimbra se mantém no controle do PMDB do Estado. Ou seja, o ex-governador Paulo Hartung continua mandando e desmandando e, colado neles, o senador Ricardo Ferraço. Rose de Freitas que se cuide!
 
Tudo armado
Mais uma manobra daquelas que ocorrem em final de ano, no apagar das luzes, quando a sociedade está desmobilizada. Neste feriadão de Natal, a prefeitura de Guarapari publicou edital convidando para uma audiência pública no dia 3 de janeiro – naquele restinho de semana depois do ano novo que muita gente enforca – para discutir o Estudo de Impacto e Vizinhança de mais um megaempreendimento em Nova Guarapari. Outro ponto chama atenção: a audiência será na Praia do Morro, do outro lado da cidade. 
 
Tudo armado II
Esse mesmo projeto já foi aprovado pelo Conselho Municipal do Plano Diretor Municipal (PDM), formado em sua maioria por representantes de construção civil. O alerta é da Associação de Moradores da Enseada Azul (Ameazul), que informa: o projeto é da Cyrela, em parceria com a capixaba Soliddo Construtora e Incorporadora, e trata-se de nada menos do que várias torres de 22 andares, na beira da lagoa de Nova Guarapari. Alô, Ministério Público Estadual!
 
Tudo armado III
Detalhe: nem prefeito terá em Guarapari em janeiro, devido à polêmica que envolve Edson Magalhães (PPS). À frente das articulações está o secretário de Planejamento Rural e Urbano, Edgard Behle.
 
Sem turistas
Ainda por lá, o PRP anuncia que entrou com pedido de adiamento da nova eleição, prevista para fevereiro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido é contra a realização do pleito em plena alta temporada, temendo o alto número de abstenções. Quer que a disputa ocorra em março. 
 
Novatos
O PCdoB, que este ano conseguiu eleger 12 vereadores e o primeiro prefeito comunista do Estado – Neto Barros, em Baixo Guandu -, realizou ato de filiação de novas lideranças nessa sexta-feira (21). Entraram para o time o vereador de Vila Velha Antônio Souza dos Santos, o Tareba; o procurador geral e o fiscal de renda do município, respectivamente Wellington Borgui e Marcos Monjardim; o jornalista e radialista Ferreira Neto, e o treinador de futebol de areia Jorge Ferreira Alves, o Índio.
 
Sei não...
Cláudio Denicoli, diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), é considerado um quadro com boas intenções na área. Mas em seu recente artigo publicado em A Gazeta, já deu sinais de que não pretende apertar o cerco contra a poluição. Pelo contrário. O discurso é muito manso e romântico. Já vimos esse filme. 
 
PENSAMENTO:
"A minoria pode ter razão, a maioria está sempre errada". Henrik Ibsen 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/