Domingo, 28 Abril 2024

Solidão política

 

O que anda por detrás dessa crise do PSDB no Espírito Santo é a redução de tamanho do partido. Olhando para dentro dele com lente de aumento vai se constatar que o partido foi  acometido de um processo de redução de forças, com a derrota do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas para Luciano Rezende (PPS) nas últimas eleições.  Até porque quem o derrotou tem todos os indicativos de um prefeito para oito anos. Além do mais, o capital real do partido, apesar da apreciável queda do valor das ações, ainda pertence a Luiz Paulo Vellozo Lucas. Alguém poderia lembrar o deputado federal e presidente regional do partido, César Colnago. Mais ele é um político de oportunidades, habituado a ganhar mandatos na especulação política.  Sem nenhum capital  para emprestar ao partido nesse seu momento  de  total e  absoluta descapitalização. Para piorar ainda mais a situação, acolheram o ex-petista Luiz Emanuel Zouain e deram-lhe os espaços que ele sequer esperava contar. Virou vereador e aderiu imediatamente ao atual adversário do partido, o prefeito Luciano Rezende. Com o que aprendeu no PT, em matéria de conflitos internos, está zoneando o PSDB. Já o Cassinho Ayres, é meramente o caso de recorrer a uma boa mesa de pemba para o pai, Guilherme Ayres, que entendia de política como poucos, baixar para dar-lhes algumas lições de política. Fechando o comentário, solta aos olhos que o PSDB é hoje um caso de absoluta solidão política de Luiz Paulo Vellozo Lucas.  




Tucanos Novos

Uma situação suficiente para perceber o quanto escolheram mal um novo partido a ex-deputada federal Rita Camata (ex-PMDB) e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (ex-PTB).



Matando

A mesma coisa que a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT) fez com a CPI do Grampo, mandando para os arquivos do Ministério Público,  livrando a cara de muita gente, propõe para a CPI do posto “fantasma”,  para livrar  a cara de outros tantos.



Ousadia

É muita ousadia do secretário estadual de Transporte, Fábio Ney Damasceno, em querer colocar os pardais em Vitória passando por cima do prefeito Luciano Rezende (PPS).



Favorecimentos

Ainda mais uma empresa com os antecedentes da Perkons que migrou do sul do País para o Espírito Santo deixando por lá um vasto campo de suspeitas. E por aqui só recebeu benesses do governo anterior e do atual a ponto de ter o seu contrato renovado por todo o período do governo Casagrande.



É o cara

Fábio Damasceno é um paulista que chegou ao Estado há uns seis anos, entrou pela prefeitura de Vila Velha, passou pela de Vitória, andou fazendo consultorias para várias empresas e agora virou Secretário de Transporte e presidente do Conselho de Administração do DER. É ligado ao deputado federal Lelo Coimbra, do PMDB.



Forasteiros

A generosidade capixaba também contemplou outros de fora com cargos de secretários, como foi o caso de Ângelo Roncalli, na Secretaria de Justiça (exonerado após ser incluído entre os réus da Operação Pixote)  e o pernambucano André Garcia, na Secretaria de Segurança.  Esse último trazido na bagagem do então secretário de Segurança Rodney Miranda, depois que passou um "exílio" em Pernambuco por força do escândalo do grampo da Rede Gazeta. 



Encosto

O ex-diretor-presidente do Detran, Fábio Nielsen, que caiu do cargo após a polêmica das placas, andou perto de apontar os que armaram para tirá-lo do comando da autarquia. Mas essa vontade deu e já passou. Ele acaba de ser compensado com um novo cargo no governo: assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento.



Subiu

Num cargo especialmente criado para ele, o ex- grão-mestre da loja maçônica, Sérgio Muniz Gianórdoli, deixou a assessoria na Secretaria de Meio Ambiente para tornar-se o seu subsecretário para Assuntos Administrativos e Financeiros.  



Também

O ex-prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro(PMDB), foi resgatado da derrota de sua candidatura à prefeitura para um cargo de assessor especial da Secretaria de Governo.  
 
PENSAMENTO:

“Nenhuma criatura pode aprender o que seu coração não tem capacidade de conter”  - Comarc McCarthy

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/