Segunda, 06 Mai 2024

CNJ quer a demolição da Unidade Feminina de Internação, em Cariacica

CNJ quer a demolição da Unidade Feminina de Internação, em Cariacica
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) propôs ao governo do Estado, além do Distrito Federal, do Piauí, do Amapá e da Bahia o fechamento de unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei. No Estado, o CNJ propõe a demolição da Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica. 
 
A recomendação é resultado de visitas feitas em 2012. Na época, a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz, avaliou 59 unidades em todo o País, na segunda fase do programa Justiça ao Jovem. 
 
Em 2010 o CNJ já havia pedido o fechamento da unidade e a proposta foi reiterada em 2012, depois de duas visitas ao Estado. O relatório das visitas aponta que a UFI tem a pior estrutura física dentre todas as unidades que foram visitadas em todo o Estado. 
 
A equipe do CNJ observou que a área administrativa é situada, em partes, dentro de contêineres, que anteriormente eram usados como alojamentos. Além disso, as internas reclamaram, durante as visitas, que o local é quente, sem ventilação e com muitos mosquitos. 
 
Em maio deste ano, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Gilmar Ferreira também defendeu a demolição de algumas unidades do Estado que não têm mais condições de funcionamento. 
 
Gilmar defendeu que fossem demolidas a Unidade de Atendimento Inicial (Unai), em Maruípe; a Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), localizada em Cariacica-Sede e a Unidade Feminina do Xuri, em Vila Velha. Para essas, ele contou, não há solução, elas deveriam deixar de existir. “O governo tem de colocar a mão no cofre e demolir essas unidades, construindo outras mais adequadas”, disse ele. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/