Segunda, 29 Abril 2024

Servidores da RTV levam pauta de insatisfações à Secretaria de Comunicação

Servidores da RTV levam pauta de insatisfações à Secretaria de Comunicação
Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), dos Jornalistas (Sindijornalistas-ES) e dos Radialistas (Sindiradialistas-ES) se reuniram com Superintendência de Comunicação do Estado (Secom). Na reunião eles re sofre com a precariedade de instalações, falta de servidores e equipamentos. 
 
Do encontro, no entanto, só saiu a promessa de que as solicitações vão ser reiteradas ao governador Renato Casagrande. Os representantes dos servidores cobraram a agilidade no processo de aprovação do Plano de Carreira, a realização de concurso público e a viabilização de uma sede única para a RTV, já que a TV Educativa (TVE) funciona improvisada no Teatro Carmélia Maria de Souza (foto ao lado) e a Rádio Espírito Santo na Reta da Penha. 
 
 
Os sindicatos destacaram a importância de o governo aumentar o orçamento da RTV-ES, já que em 2012 o Estado destinou mais de 54 milhões às empresas privadas de comunicação e apenas 150 mil às estatais, segundo informações da própria presidência da RTV. 
 
Em junho deste ano, os servidores denunciaram a precariedade das instalações da TVE e as condições improvisadas em que têm de trabalhar. Os problemas vão desde a falta de estrutura das edificações e de equipamentos básicos, até assaltos nas dependências do órgão. 
 
As principais denúncias dão conta que faltam equipamentos básicos para a operação dos meios de comunicação, como microfones e ilhas de edição; demora na compra de materiais essenciais para a produção, como fitas de vídeo; monitores analógicos no controle mestre. Eles convivem também com “gambiarras” elétricas nas instalações; infiltrações nas paredes e no teto; e mofo nos estúdios. 
 
Recentemente, moradores de rua quebraram um cano e a emissora ficou três dias sem água; uma servidora foi assaltada em frente ao prédio e outra também sofreu tentativa de assalto. Até mesmo o segurança patrimonial teme permanecer no edifício. Um usuário de drogas foi assassinado na calçada do Teatro e outro foi queimado nos fundos do prédio e só não morreu porque foi socorrido pelos servidores. 
 
A situação se agrava nos fins de semana, quando a área da TVE se transforma em um “anexo” do Clube Náutico Brasil, que divide um muro – quebrado – com a emissora. Os frequentadores do baile funk do clube transitam pelos dois locais e alguns fazem uso de drogas dentro da área da TVE. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/