Quarta, 08 Mai 2024

Sesp constitui grupo de trabalho para propor ações de combate à violência homofóbica

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) constituiu o Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de articular esforços conjuntos, no sentido de viabilizar as atividades e ações deliberadas na 1ª Conferência Estadual LGBT e na 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, para a construção de políticas públicas de enfrentamento à discriminação e à violência homofóbica. 
 
Uma das funções do GT é ser interlocutor com a Sesp e as polícias, facilitando o acesso às estatísticas e auxiliando na construção de políticas públicas como preconiza o termo de cooperação assinado entre o governo do Estado e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).
 
Além disso, o grupo também vai atuar na ampliação da formação inicial e continuada dos profissionais de segurança pública e policiais civis e militares. Somente com a capacitação se aborda adequadamente as questões da diversidade, que deve ser compreendida e respeitada pelas forças policiais. 
 
Entre 2012 e o início de 2014 quatro assassinatos de homossexuais não foram elucidados. O mais recente deles, ocorrido em 29 de dezembro de 2013 foi o do cabeleireiro e militante LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero) Antônio Freire, assassinado com cinco tiros no bar de sua propriedade em Guarapari. O motivo do homicídio não foi esclarecido. 
 
Outro caso de grande repercussão que não foi esclarecido ocorreu no carnaval de 2012, em Vila Velha, quando um homossexual foi morto com 69 facadas.  
 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/