Sábado, 27 Abril 2024

Entregadores do Ifood farão nova paralisação em Cariacica, Vitória e Serra

entregadoresifood_fernandofrazao_agenciabrasil Fernando Frazão/ABr

Os entregadores por aplicativo que fazem entrega pelo Ifood vão aderir à paralisação nacional marcada para o próximo dia 31. Das 12h às 18h, os trabalhadores vão impedir as coletas de encomendas nos municípios de Cariacica, Serra e Vitória, na região metropolitana. Além do Espírito Santo, até o momento outros cinco estados aderiram ao movimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Em Cariacica, os entregadores impossibilitarão as coletas no Shopping Moxuara, em São Francisco, e no Number One Chicken, em Vila Capixaba. Na Serra, no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, Number One Chicken, em Hélio Ferraz, e Gringo Burger, em Parque Residencial Laranjeiras. Na Capital, no Rock Burger e no Tobayo Asian Food, em Jardim Camburi, Shopping Vitória, na Enseada do Suá, McDonalds, no Centro, e Minuano, em Jardim da Penha.

Ao contrário da paralisação ocorrida em 1º de março, a do dia 31 não contará com uma motociata. Novamente a manifestação é organizada de forma independente. Uma das lideranças, Paulo Henrique França, informa que a pauta é a mesma do protesto feito no início do mês, mas agora acrescentaram mais uma, que é o diálogo com os trabalhadores para um possível projeto de regulamentação dos entregadores por aplicativo em veículos de duas rodas. 

A categoria acredita que, com o envio para o Congresso Nacional do projeto de lei que trata da regulamentação do trabalho dos motoristas por aplicativo, em 4 de março, o mesmo será feito com os trabalhadores de veículos de duas rodas. Por isso, eles querem participar da construção da proposta.

Quanto às reivindicações com foco no Ifood, uma delas é a construção de um ponto de apoio com local para o motoboy esquentar a comida e utilizar o banheiro. De acordo com Paulo, algumas sugestões de local para isso são André Carloni, na Serra, e Camburi, na Capital, por serem lugares acessíveis aos motoboys que moram em ambos municípios.

Outra reivindicação é o aumento da taxa mínima de recebimento de R$ 6,48 para R$ 10,00. Além disso, os trabalhadores pleiteiam shoppings com hub, ou seja, um espaço com funcionários que possam pegar as encomendas nos estabelecimentos para entregar aos motoboys. Paulo afirma que, hoje, os trabalhadores têm que deixar a moto sozinha, sem nenhuma vigilância, do lado de fora do estacionamento, e ir até o estabelecimento pegar a encomenda, o que é um trajeto longo. Eles temem que, nesse intervalo de tempo, a moto seja roubada.

Os motoboys também querem mudanças no que diz respeito ao pagamento da rota de devolução, que é o trajeto de retorno ao estabelecimento comercial para devolver o produto no caso de não encontrar o cliente. A reivindicação é que o valor seja o mesmo pago para o trajeto feito na tentativa de entrega. Contudo, segundo Carlos, o montante pago remonta a cerca de 50% desse valor.

Em caso de cancelamento do pedido caso o motoboy já esteja a caminho da entrega, o trabalhador não recebe nada, mas os entregadores defendem o direito de receber o valor estipulado. Paulo aponta, ainda, que outra reivindicação é o fim da punição por rejeição de corrida, já que, dependendo do horário e do local onde o cliente está situado, o motoboy algumas vezes recusa a corrida por questão de segurança. Se isso se repetir por quatro vezes, o trabalhador fica 15 minutos sem receber nenhuma chamada para entrega.

Outra reivindicação que tem como preocupação a questão da segurança é a redução do tempo de espera para falar com o suporte do Ifood. Paulo explica que quando o cliente não aparece para buscar o produto, o motoboy entra em contato com o suporte para que o cliente seja acionado pela empresa. O trabalhador pode contatar o suporte somente após sete minutos de espera, período que almejam que seja reduzido para três, já que, em alguns lugares, consideram perigoso esperar por muito tempo.

Uma das empresas que mais atendem pedidos por meio do Ifood no Espírito Santo é o McDonalds, como informa Paulo. A reivindicação dos trabalhadores é que, nas entregas em que há pedido de refrigerante, a bebida seja em lata, não no copo, pois o líquido derrama, gerando insatisfação aos clientes, que acabam, muitas vezes, avaliando de forma negativa o entregador. Com avaliações ruins, o trabalhador tem menos corridas direcionadas para ele.

Não é a primeira vez que os motoristas de aplicativo realizam manifestações no Espírito Santo. Em fevereiro de 2022, trabalhadores que fazem entrega pelo Ifood realizaram uma paralisação, durante um final de semana. Eles não fizeram entregas de delivery e realizaram protestos pelas ruas da Capital para reivindicar melhores condições de trabalho. A concentração foi em frente à Academia Ponto 1, na Praia do Canto, com paradas no Shopping Vitória, Mc Donald's, Burger King e Master Place, esses três últimos, situados na avenida Reta da Penha.

Esses locais foram escolhidos por serem os que mais recebem pedidos por meio da plataforma digital. Em cada ponto, os trabalhadores mobilizaram colegas para a adesão ao movimento. Em 2020, houve uma paralisação nacional da categoria no mês de julho, que teve adesão no Espírito Santo. Na ocasião foi realizado um ato em Vitória com concentração na Praça dos Namorados, de onde seguiram até a Assembleia Legislativa.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/