Domingo, 28 Abril 2024

Cadastro do CNJ incluirá condenados por crimes contra a administração pública

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a ampliação da publicidade dos nomes de agentes públicos condenados por desvio de erário. A partir de agora, o Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa, mantido pelo órgão de controle, vai incluir o nome dos condenados não só por improbidade, mas também por crimes contra a administração pública.

 
De acordo com informações do CNJ, o cadastro ficará à disposição da Justiça Eleitoral, que poderá utilizá-lo para indeferir o pedido de registro de candidaturas de pessoas condenadas judicialmente. A mudança deve auxiliar no combate aos chamados políticos fichas sujas. Até o ano passado, o cadastro só registrava os nomes dos condenados por improbidade administrativa.
 
No final de 2012, os presidentes dos tribunais de todo País estabeleceram o combate à corrupção como prioridade e determinaram o aperfeiçoamento do cadastro. Serão incluídos os nomes dos condenados pela prática de crimes em licitações, contra a ordem tributária e finanças públicas, e crimes em geral contra a administração pública.
 
Além de aperfeiçoar o cadastro, o Poder Judiciário assumiu o compromisso de julgar, em 2013, as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31 de dezembro de 2011. 
 
Nessa sexta-feira (6), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, anunciou a criação de um grupo de trabalho para planejar e executar as ações necessárias para o cumprimento da chamada “Meta 18”.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/