Segunda, 06 Mai 2024

Derrama: movimentos sociais vão às ruas em protesto à impunidade e corrupção

Derrama: movimentos sociais vão às ruas em protesto à impunidade e corrupção

Depois dos protestos em favor da vinda de uma força-tarefa federal para apurar as denúncias de corrupção levantadas na Operação Lee Oswald, os movimentos sociais do Espírito Santo – integrantes do Fórum Estadual em Defesa do Interesse Público (Fedip) – voltam às ruas nesta sexta-feira (1).



Desta vez, o alvo da manifestação será a cobrança de transparência nas investigações do Ministério Público Estadual (MPES) sobre a Operação Derrama, que esbarram no deputado Theodorico Ferraço (DEM), que deverá ser reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa nesta sexta.



Segundo os organizadores do evento, a programação da manifestação inclui atos em frente às sedes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa, ambas localizadas na Enseada do Suá, em Vitória, a partir das 13 horas. A concentração está marcada para as proximidades do Corpo de Bombeiros (embaixo da Terceira Ponte).



A escolha da data do protesto foi simbólica, uma vez que o deputado Theodorico Ferraço, que surgiu nas investigações como um dos articuladores do esquema de desvio de dinheiro público em contratos de recuperação de tributos, deverá ser reeleito pelos colegas na tarde desta sexta.



De quebra, a manifestação também vai realizar um ato contra o parecer do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, que desqualificou as investigações policiais sobre o escândalo. Essa deverá ser a primeira vez que a instituição, conhecida como a “guardiã da sociedade”, deve ser alvo de pesadas críticas da sociedade – a exemplo com o que ocorreu nas reações contrárias ao parecer por setores do Judiciário e da Polícia Civil.



No caso envolvendo o demista, as críticas do Fedip guardam relação com os protestos em nível nacional contra a eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), como novo presidente do Senado Federal. Na última semana, o peemedebista também foi alvo de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República. No caso de Ferraço, a polícia sugeriu o indiciamento na ação penal da Operação Derrama – como ocorreu com a mulher do demista, a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves (DEM).



Um dos participantes do Fórum, o presidente do Diretório Municipal do PSOL de Vitória, Gustavo de Biase, lamentou a repetição de escândalos de corrupção no Espírito Santo. “Não podemos ficar calados em meio a tantos escândalos, como a Lee Oswald e a Derrama. Nesta sexta-feira, mais um capítulo triste da nossa história será escrito, com Ferraço sendo reeleito presidente da Assembleia Legislativa num ‘acordão’ feito entre todos os deputados”, criticou.



Na última vez que o fórum foi às ruas, em maio do ano passado, os movimentos sociais promoveram a lavagem das escadarias do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ato deu ainda mais visibilidade às denúncias trazidas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, sobre indícios de corrupção no governo Paulo Hartung (PMDB).



Uma dessas denúncias resultou na deflagração da Operação Pixote, que confirmou a existência de fraudes em contratos do sistema prisional. A operação provocou a queda do então secretário de Justiça, Ângelo Roncalli, que havia sido mantido da gestão anterior, além da diretora-presidente da autarquia, Silvana Gallina.



Por coincidência, o protesto também marcou uma virada de página na atuação do próprio Tribunal de Contas. Das suspeitas em torno da relação de um conselheiro com acusados de corrupção, o TCE se tornou protagonista ao iniciar as investigações – concluídas pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nurocc) – que terminaram com a prisão de 31 pessoas, entre elas, dez ex-prefeitos na Derrama.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/