Domingo, 28 Abril 2024

Audiência pública discutirá Plano da Bacia do Rio Benevente

Audiência pública discutirá Plano da Bacia do Rio Benevente
A segunda audiência pública do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente, em Anchieta, no litoral sul capixaba, será realizada nesta terça-feira (29). O plano é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente (CBH Benevente) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
 
Do comitê, aliás, faz parte a Samarco Mineração - uma das principais poluidoras do sul do Estado, que opera em Anchieta com quatro usinas de pelotização. Além da poluição do ar, a empresa inviabilizou a pesca artesanal na região, com a instalação de seu porto em Ubu e é acusada de se apropriar indevidamente da água do Benevente para uso em sua escala industrial.
 
A Samarco também é acusada de despejar metais pesados na Lagoa de Mãe Bá e de ultrapassar os limites máximos de emissões atmosféricas. Também há denúncias de que problemas sociais como tráfico de drogas, bolsões de miséria e prostituição não existiam antes da chegada da mineradora.
 
A segunda reunião do plano de bacia acontece na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, no centro de Anchieta, às 18h, e é aberta ao público. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) divulgou que a população poderá opinar e contribuir com sugestões sobre os usos da água (irrigação, abastecimento, lazer) em cada trecho do rio.
 
Uma reunião com o mesmo objetivo já foi realizada anteriormente no mês de agosto desse ano, em Alfredo Chaves, também no sul do Estado. Na ocasião, foi apresentado o diagnóstico da bacia hidrográfica, que reúne estudos sobre a análise da água, o mapeamento dos principais usuários e sistemas de captação e distribuição, além do levantamento socioeconômico dos municípios da bacia, das principais atividades desenvolvidas na região e da infraestrutura sanitária disponível.
 
Após a etapa das audiências públicas, será elaborado o enquadramento, que define os principais usos das águas do rio e determina os níveis de quantidade e qualidade a serem alcançados ou mantidos na bacia para que as necessidades básicas de seus dependentes sejam mantidas. Com a finalização do plano, serão apresentados os resultados dos estudos em reuniões públicas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/