Quarta, 22 Mai 2024

Deputado quer conhecer dados de doenças geradas pela poluição do ar

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Hércules Silveira (PMDB), protocolou Requerimento de Informação ao secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, para conhecimento dos danos causados à saúde da população por conta da poluição no ar da Grande Vitória. A medida atende a uma reivindicação do  grupo SOS Espírito Santo Ambiental.

 

A entidade questiona o número de atendimentos e internações de pacientes com doenças respiratórias e doenças de pele causadas pela poluição, além dos gastos do poder público com esses tratamentos. Reforça, ainda, a necessidade de os resultados serem apresentados em audiência pública, bem como o acompanhamento dos dados por médicos de seis especialidades (oncologia, alergia, cardiologia, pediatria, geriatria e pneumologia). “Queremos alertar o cidadão sobre os problemas causados pela poluição que vão além da sujeira da casa, a transmissão clara dos efeitos nocivos à saúde”, pontuou Eraylton Moreschi Junior, coordenador do SOS Ambiental.



Após o recebimento desses resultados, Hércules encaminhará o relatório ao Ministério Público Estadual e ao governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, para que providências sejam tomadas. “Reforço: não só pela questão do pó preto, mas pelos gases tóxicos também. E não só a Vale, também a ArcelorMittal”, enfatizou o presidente da Comissão de Saúde. 

 
O pedido do requerimento de informação é um desdobramento da audiência pública realizada na última quarta-feira (24), para a qual os representantes da SOS Espírito Santo Ambiental prepararam um vídeo com imagens da poluição na ponta de Tubarão, responsabilidade da Vale e da Arcelor, nos últimos 14 meses.
 
A audiência foi ignorada pela então secretária estadual de meio ambiente, Patrícia Salomão, que justificou a falta pelo término de sua gestão, e pelo presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Cláudio Denicoli, que alegou incompatibilidade de agenda.
 
O documento que seria entregue à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), contendo esse vídeo, fotos e questionamentos sobre a poluição na região metropolitana, está com o deputado Gildevan Fernandes (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. Além de garantir que o relatório seja entregue à nova secretária, Diane Rangel, o deputado prometeu realizar uma nova audiência para que os questionamentos sejam respondidos. 
 
Na mesma ocasião do requerimento de informação, Hércules convidou a população para uma caminhada em prol da saúde, que acontecerá no próximo domingo (5), com saída na praia de Camburi, em frente à Churrascaria Minuano, com destino à Praça do Papa, na Enseada do Suá.
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 22 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/