Quinta, 02 Mai 2024

Moradores reclamam de banheiros sobre restinga na Praia de Camburi

Moradores reclamam de banheiros sobre restinga na Praia de Camburi

Os moradores das proximidades da Praia de Camburi, em Vitória, registraram no último fim de semana a instalação de banheiros químicos na área de restinga da praia. O trânsito dos caminhões que instalaram e retiraram os banheiros também aconteceu por cima da vegetação rasteira. Os banheiros foram instalados pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse).
 
O presidente da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), Paulo Pedrosa, questionou o fato de os banheiros poderem ter sido instalados em uma área em que a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) proíbe, inclusive, que seja limpa. Segundo ele, a secretaria não permite que seja retirado o lixo que se acumula entre as plantas, sobretudo quando há festas nos quiosques, por ser uma área de restinga. O lixo que se acumula no local oferece um risco aos frequentadores da praia.
 
Além disso, há vazamento do conteúdo dos banheiros durante as movimentações, prática que pode ter contaminado a areia da praia e as plantas. Não é a primeira vez que os moradores presenciam a cena, que vem acontecendo com maior frequência desde o início do verão. Eles também registraram que a movimentação de caminhões nas restingas voltou a acontecer nessa quarta-feira (8).
 
Pedrosa aponta que pode haver um contrassenso entre ambas as secretarias, já que foram feitas instalações de banheiros que contém contaminantes pela Semse em um local protegido pela Semmam. Além disso, Pedrosa considera que as festas que acontecem na praia não são bem fiscalizadas pela prefeitura.
 
A Prefeitura de Vitória informou que a ação aconteceu em caráter pontual e emergencial, para o remanejamento de duas unidades de banheiros hidráulicos para uma outra área, sem a presença de mata de restinga.
 
Segundo a prefeitura, a manutenção dos banheiros é feita com um veículo posicionado sobre o calçadão, de maneira a preservar e não afetar a faixa de areia e restinga. O veículo que atua à distância executa o trabalho com uma mangueira de 40 metros.
 
Os serviços de higienização e manutenção das unidades sanitárias hidráulicas são feitos de domingo a domingo, das 08h às 17h horas. A prefeitura comunica que todo o processo é acompanhado por uma equipe de técnicos, que avalia o serviço diariamente.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/