Quinta, 02 Mai 2024

MST ocupa fazenda improdutiva em Linhares

Cerca de 110 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam desde a noite do último domingo (1) a fazenda Volta Gande, em Linhares (norte do Estado). De acordo com os militantes, o território é improdutivo e possui cerca de 190 hectares.
 
As famílias ocupantes formavam o Acampamento Índio Galdino, que estava situado em uma Área de Proteção Permanente (APP) próxima à fazenda. O fato de estar situado em região de APP não permitia que as famílias desenvolvessem qualquer atividade agrícola na região e, por isso, os militantes decidiram ocupar a fazenda improdutiva.
 
De acordo com Edvaldo Bento dos Santos, da coordenação estadual do MST, os fazendeiros da região transitaram nas proximidades da fazenda assim que a ocupação aconteceu e a Polícia Militar foi acionada. Entretanto, segundo ele, o delegado da região, Fabrício Lucindo, garantiu que a PM atuará na região para que não hajam conflitos entre os fazendeiros e os sem-terras. Além disso, de acordo com Edvaldo, o delegado informou que a fazenda é de propriedade do ex-senador Gerson Camata (PMDB).
 
O MST não tem informações sobre o processo de destinação da área à reforma agrária. Por isso, nesta quarta-feira (4), os militantes se reunirão com a instância estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para verificar a situação da área no órgão e requerer a vistoria.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/