Domingo, 28 Abril 2024

Candidatura de João Coser ao Senado quer barrar reeleição de Ana Rita

Candidatura de João Coser ao Senado quer barrar reeleição de Ana Rita

A investida do ex-prefeito de Vitória João Coser como candidato a Senado ainda não convence o mercado político. Para os meios políticos, esta seria uma forma para que ele consiga se eleger na presidência do PT do Estado e evitar a candidatura à reeleição da senadora Ana Rita Esgário.



Embora Ana Rita não seja vista como uma grande captadora de votos, sua presença na disputa poderia atrapalhar o projeto do grupo do ex-governador Paulo Hartung de disputar a vaga a ser aberta para o próximo ano.



Coser faz parte do grupo do ex-governador e suas pretensões políticas estariam na vaga de vice-governador ou na chapa capitaneada pelo PMDB ou na do governador Renato Casagrande. Já o ex-governador estaria disposto a concorrer à vaga de senador, mas Hartung só disputaria com o campo livre para uma candidatura única.



Como não faz parte deste grupo, a senadora Ana Rita não recuaria de sua candidatura em favor de Hartung, por isso, o jeito seria minar suas pretensões dentro do PT. Essa discussão deve ser levada para dentro do PT, que realiza em novembro seu Processo de Eleição Direta (PED), que tem Coser como favorito.



Embora faça parte de uma corrente minoritária no Estado, a Articulação de Esquerda (AE), Ana Rita também disputa a eleição interna. Completa o quadro de disputa à presidência do PT no Estado o subsecretário de Direitos Humanos do Estado, Perly Cipriano, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).  O presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT), José Carlos Nunes, também da CNB, quu estava inscrito, retirou a candidatura para apoiar o ex-prefeito de Vitória, João Coser, da corrente Alternativa Socialista (AS).

Se conseguir confirmar sua vitória, Coser poderá levar o partido para onde melhor se acomodar no cenário eleitoral do próximo ano. O partido tem uma determinação de priorizar a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas as pretensões do ex-prefeito podem acabar contrariando a orientação da nacional em favor dos interesses do seu grupo.  A eleição será em novembro.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/