Terça, 07 Mai 2024

Emancipação vira arma política de lideranças derrotadas na eleição 2012

Emancipação vira arma política de lideranças derrotadas na eleição 2012
Os pedidos de emancipação política de distritos em 11 municípios do Estado, criam uma situação muito complicada para os prefeitos das cidades que podem ser desmembradas, tanto do ponto de vista econômico como político. A emancipação é uma forma pela qual lideranças oposicionistas ou derrotadas na disputa de 2012 podem virar o jogo sem ter de esperar 2016. 
 
O grande exemplo disso vem do autor do desarquivamento dos pedidos na Assembleia, o presidente da Casa Theodorico Ferraço (DEM). Ele foi derrotado por Carlos Casteglione (PT) na eleição de 2008 e seu aliado, Glauber Coelho (PR), na de 2012. Com a emancipação de Itaóca, ele conseguiria prejudicar a administração do petista, ao mesmo tempo em que cria um novo espaço de disputa, do qual Casteglione não poderá fazer parte, pois está no comando da prefeitura cachoeirense. 
 
O presidente da Assembleia também tem interesse no desmembramento da região de Itaipava, em Itapemirim, município cuja sua mulher, Norma Ayub (DEM), administrou por dois mandatos sem conseguir fazer seu sucessor. O desmembramento da região, não só criaria um espaço para que o grupo possa se apropriar de uma nova estrutura de poder, mas também causaria um prejuízo sem precedentes a Itapemirim, já que a maioria da população vive no distrito que pede emancipação.
 
Itapemirim ainda não tem pedido formalizado na Assembleia, mas há projetos de emancipação política que afetam os municípios de São Mateus, Cariacica, Domingos Martins, Linhares, Barra de São Francisco, Muniz Freire, Iúna, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra.
 
Nas localidades, ganhará força a candidatura da oposição no município desmembrado. Recém saídos das disputas eleitorais do ano passado e ainda buscando formas de lidar com a nova realidade econômica do Estado, os prefeitos correm o risco de terem de conviver com um novo processo eleitoral com o surgimento de outras cidades, que terão prefeitura e Câmara de Vereadores novos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/