Segunda, 29 Abril 2024

Pelo menos 10 lideranças podem ameaçar planos de reeleição na Assembleia

Pelo menos 10 lideranças podem ameaçar planos de reeleição na Assembleia

 

A maior preocupação dos deputados estaduais é a sucessão de desgastes que vem se abatendo sobre a Assembleia Legislativa, desde que retornaram do recesso parlamentar, no início deste ano. A problemática está no fato de que eles disputarão no próximo ano a reeleição, com uma imagem de fragilidade perante a população e ameaçados por lideranças que hoje estão fora da Casa, mas que podem colocar em risco a permanência dos atuais titulares das 30 cadeiras do Legislativo.
 
Entre os nomes cotados para a disputa do próximo ano, o destaque são lideranças que participaram do processo eleitoral do ano passado e que devem tentar um espaço na Assembleia. O presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), tem recebido uma atenção especial dos deputados. Vereador mais votado do município, deve disputar uma vaga na Assembleia. Recentemente, conseguiu visibilidade ao criticar o que chamou de omissão da Casa na área de segurança no Estado.
 
Outro remanescente do pleito passado, o candidato a prefeito de Guarapari, Carlos Von (PSL), pode disputar uma vaga na Casa. Também do balneário pode vir a candidatura do ex-prefeito Edson Magalhães (sem partido), caso ele consiga reverter seus problemas na Justiça.
 
O ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), ex-presidente da Assembleia, também deve entrar na briga para o próximo ano. Só em sua região, ele rivaliza com três deputados: Luiz Durão (PDT), José Calos Elias (PTB) e Atayde Armani (DEM).
 
Entre os nomes já conhecidos na política estadual e que também devem buscar espaço, disputando vaga na Assembleia, estão o ex-deputado federal Marcus Vicente (PP), o ex-conselheiro do Tribunal de Contas Enivaldo dos Anjos (PSD), o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB). O ex-deputado Nilton Baiano (PP) também deve tentar retornar à Assembleia.
 
Mas não é só de lideranças sem mandato que será povoado o processo eleitoral do próximo ano. No norte do Estado, o comentário de que o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB), vai disputar uma vaga na Assembleia corre nos meios políticos locais. Isso ameaçaria seriamente a candidatura à reeleição do deputado Gildevan Fernandes (PV), a quem Donati ajudou eleger em 2010.
 
No PT, a profusão de quadros do partido pode fazer com que algumas lideranças mudem os planos para 2014. Nesse sentido, alguns interlocutores acreditam que a deputada federal Iriny Lopes pode vir a disputar uma vaga de deputada estadual e não a reeleição para a federal.
 
A grande quantidade de nomes de olho nas vagas da Assembleia vai aumentar a tensão entre os deputados, que precisam se fortalecer para a disputa. Com as disputas internas nos partidos e busca de acomodação das lideranças, o clima no plenário, que já anda tenso, deve ficar ainda mais acirrado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/