Domingo, 19 Mai 2024

Inspeção do Sindipol denuncia estado caótico das delegacias

Inspeção do Sindipol denuncia estado caótico das delegacias

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES) continua a fazer inspeções em delegacias e Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) do interior do Estado. Nesta semana, os policiais civis visitaram mais unidades no sul do Estado e constataram que o abandono parece generalizado. 

 
A delegacia de Mimoso do Sul está instalada em um imóvel antigo, com estrutura extremamente precária, instalações elétricas comprometidas, sem extintor, com odor de mofo, infiltrações nas paredes, banheiros sem condições de uso. Os policiais sequer conseguem usar a cozinha do local, que não pode ser acessada internamente, só pelo pátio da delegacia. A caixa d’água do edifício é antiga e não aparenta ter sido limpa. 



 
Apesar de haver carceragens desativadas nos fundos da delegacia de Mimoso do Sul, não houve qualquer sinalização de que o local possa ser ampliado para que os policiais usem o espaço. As grades foram arrancadas e o prédio foi deixado como estava na desativação.
 
Na delegacia de Apiacá, os representantes do sindicato encontraram um ambiente que dá condições de trabalho aos policiais civis. O prédio foi reformado e está com a estrutura conservada. A reforma, no entanto, foi feita com o esforço dos próprios policiais que atuam na unidade, que tiveram o apoio da prefeitura do município, da Justiça e do Ministério Público do Estado. 
 
Apesar do ambiente em boas condições estruturais, só há um escrivão e um investigador na delegacia, que trabalham sozinhos há seis anos. A parte elétrica do prédio não foi reformada e a internet usada pelos policiais é cedida por um vizinho. O efetivo é composto de um escrivã e quatro investigadores, mas o delegado que responde pelo município é o de Bom Jesus do Norte. 
 
Os policiais relataram aos representantes do Sindipol que é necessária a aquisição de uma viatura descaracterizada para o município, por conta do aumento das ocorrências de tráfico de drogas e roubos na região, que faz divisa com o estado do Rio de Janeiro.
 
Na delegacia de Bom Jesus do Norte a estrutura física ainda é relativamente adequada, mas a parte elétrica é antiga. O delegado se divide entre ocorrências do município e de Apiacá. Além do delegado, o efetivo de policiais civis também conta com dois escrivães e cinco investigadores. Assim como nas outras unidades visitadas, a internet da delegacia é lenta e o acesso só é possível com ajuda de outras pessoas, o que acaba por dificultar consultas que os policiais têm de fazer. 
 
O Sindipol vem realizando as inspeções nas delegacias do interior desde o mês de março e vem recolhendo denúncias para levar às autoridades. Na ocasião, o presidente da entidade, Jorge Emilio Leal conto que a situação em delegacias e DPJs do Estado está tão precária que tem colocado a vida de servidores e da população em risco. Em alguns estabelecimentos não existe possibilidade de pessoas ficarem detidas nem por algumas horas. 
 
O sindicato vai continuar a fazer as vistorias a fim de traçar um quadro da qualidade do atendimento que vem sendo prestado à população. Depois que encerrarem as visitas nos sul do Estado a entidade vai passar a inspecionar unidades no norte.  
 
 
 
 
 
 
 
     

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/