Quinta, 16 Mai 2024

Audiência pública vai discutir destinação de galpões do Porto de Vitória para corredor do BRT

Audiência pública vai discutir destinação de galpões do Porto de Vitória para corredor do BRT
A polêmica utilização de três galpões do Porto de Vitória para a passagem do BRT (Bus Rapid Transit) será discutida pela Comissão de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa, em audiência pública, no próximo dia 31. A Comissão é presidida pela deputada Luzia Toledo (PMDB). 
 
De acordo com o convite feito à população e entidades da sociedade civil, a audiência —“Projeto Revitalização do Porto de Vitória” — vai discutir, além do uso do espaço, a demolição dos galpões quatro e cinco do Porto. 
 
“O Conselho Estadual de Cultura [CEC] é contra a posição autocrática e a falta de consulta pública por parte do governo em relação a este projeto. Não foi discutida a viabilidade humana e de estrutura. E acho estranho que a Comissão, que nunca se posicionou diante de temas polêmicos da cidade, convoque agora essa audiência”, ressaltou o conselheiro do CEC Fraga Ferri. 
 
Segundo Ferri, que garantiu presença no debate, o BRT não cabe na cidade de Vitória. “Não somos Curitiba, não temos vias largas”, comparou. 
 
O conselheiro se mostrou preocupado quanto ao direcionamento que será dado ao debate sobre o tema na Assembleia. 
 
Durante reunião do Conselho Estadual de Cultura realizada Biblioteca Estadual no último dia três com representantes da Codesa e do governo do Estado, Fraga deixou claro que já existe um projeto de tombamento dos armazéns e que isso vem sendo ignorado pela Codesa. 
 
“O conceito de desenvolvimento e evolução é relativo ao interesse de um grupo e não da população. Afinal, ela sequer foi ouvida”, bradou ele na ocasião. 
 
O projeto é uma espécie de parceria entre governo do Estado e Codesa, visto que para o porto, além da dragagem da baía de Vitória, a Codesa prevê a demolição do prédio administrativo e dos armazéns 4 e 5. O local dará lugar a um novo pátio de estocagem, sobretudo para o estoque de veículos, e ao novo prédio da Codesa. 
 
Em contrapartida, justifica a Codesa, serão disponibilizados três galpões (um, dois e três) para o Sistema BRT, além de parte do seu terreno limite com a Avenida Getúlio Vargas, que dará lugar a uma faixa de seis metros para o lazer do cidadão. 
 
Tanto a demolição dos galpões quanto o uso dos restantes para o BRT vêm sendo duramente criticados pela sociedade civil organizada por se tratar de um projeto que não leva em conta o valor histórico das estruturas para a cidade de Vitória, por significar a extinção de um espaço utilizado para o fomento da cultura e que deveria ser revitalizado ao invés de destruído. 
 


Serviço:
Audiência Pública "Projeto de Revitalização do Porto de Vitória"
Data:31 de outrubro de 2013
Local: Plenário Dirceu Cardoso na Assembléia Legislativa, em Vitória
Horário: 14h

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