Domingo, 28 Abril 2024

Audiência pública vai discutir mobilidade urbana na GV

Audiência pública vai discutir mobilidade urbana na GV
Segundo estimativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), até 2018 cerca de 1,1 milhão de veículos estarão circulando na região metropolitana da Grande Vitória.
 
O alerta foi feito durante sessão na Câmara de Vitória pelo vereador Devanir Ferreira (PRB), que propôs uma audiência pública para debater mobilidade urbana no próximo dia 22.
 
Segundo o vereador, a situação do trânsito na Grande Vitória é alarmante: desde 2001 para cá, a frota cresceu 60% em Vitória e 87% em Vila Velha. “Atualmente a frota de carro no Estado é de 1,2 milhão. Andar de carro nas ruas capixabas se tornou uma aventura imprevisível”, disse ele. 
 
Com o retorno do sistema aquaviário ainda encubado e a implantação do corredor exclusivo de ônibus (BRT) começando a sair do papel, o vereador defendeu um debate para discutir os gargalos da mobilidade na cidade. 
 
O vereador lembrou que a Capital acaba recebendo o fluxo pesado gerado pelos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica. O que sobrecarrega as principais vias de Vitória, que acaba recebendo um fluxo três vezes superior à sua frota. 
 
O vereador divulgou que mais de 42 mil veículos atravessam diariamente a Segunda Ponte de Cariacica para Vitória. Com relação a Vila Velha o movimento na Terceira Ponte é ainda mais intenso: 70 mil veículos cruzam a ponte todos os dias.
 
Para ele, além do excesso de veículos, o trânsito de Vitória sofre influência direta do excesso de semáforos e de obras nas vias, da falta de sincronia dos sinais, dos retornos mal planejados, da falta de bom senso por parte dos motoristas e da falta de faixas exclusivas para o transporte coletivo, listou o vereador. 
 
A audiência será realizada no próximo dia 22, na Câmara Municipal de Vitória, às 17h.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/