Terça, 30 Abril 2024

Cariacica: liminar evita que área de preservação ambiental dê lugar a empreendimentos imobiliários

O Tribunal de Justiça do Estado concedeu liminar à Prefeitura de Cariacica numa Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Câmara Municipal, que alterou o PDM para transformar em área urbana uma região onde já há um parque ecológico e uma reserva ambiental. A aprovação da matéria foi feita pelos vereadores da legislatura passada.
 
A decisão da Justiça, divulgada nesta sexta-feira (7), afirma que a Câmara alterou o projeto para permitir que empresas construíssem condomínios em áreas nos bairros Vila Cajueiro e Parque Porto das Pedras, próximo ao Monte do Moxuara. Segundo o desembargador, faltou democracia participativa na decisão da Câmara de alterar o uso da região. 
 
 “A alteração legislativa transformou um parque ambiental em área de zona urbana preferencial para construção de condomínios. Todos têm direito a um meio ambiente saudável. E cabe ao município a sua conservação e preservação para gerações futuras. Essa lei causará lesão ambiental”, ponderou o relator do pedido de liminar, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. 
 
Além de acatar a liminar, o desembargado determinou à Câmara prazo de 20 dias para prestar informações ao Judiciário. A decisão de Sousa foi acompanhado por todos os desembargadores da Corte.
 
A situação no município, em relação à ocupação do solo, é semelhante à de Vila Velha, onde há forte pressão de parte dos empresários para liberar 13 artigos do PDM de 2012 que foi considerado inconstitucional pela Justiça. 
 
No caso de Vila Velha,  a Procuradoria-Geral da Câmara ingressou com um pedido de embargo declaratório  contra da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que freou os artigos inconstitucionais do PDM, Mas a Justiça julgou o pedido intempestivo. Os desembargadores também entenderam que o PDM não foi planamente debatido com a população . Na ocasião, o Ministério Público Estadual reafirmou a  forte pressão do setor imobiliário e de agentes públicos para aprovar os artigos. 
 
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/