Quarta, 15 Mai 2024

Chuvas no ES: 40 municípios estão em situação crítica

O governador Renato Casagrande afirmou, durante café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira (20), que 40 municípios capixabas foram prejudicados pelas chuvas que castigam o Estado desde a última segunda-feira (16). Além da situação caótica dos municípios, o número de vítimas fatais no Estado subiu para três. As mortes aconteceram nos municípios de Colatina, Nova Venécia e Baixo Guandu. Segundo Casagrande, há um esforço concentrado das secretarias para ajudar estes municípios. 


 
Os municípios em situação críticas são os seguintes: Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Afonso Claudio, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Laranja da Terra, Vargem Alta, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, João Neiva, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Jeronimo Monteiro

 
Destes, 22 preparam documentação para decretar situação de emergência ou estado de calamidade: Água Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba, São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis.
 
O governador afirmou que iniciará uma série de visitas às regiões afetadas neste final de semana. “Não fui antes porque eram muitos e porque tínhamos que coordenar os trabalhos em todo o Estado para minimizar as consequenciais da chuva”, disse ele. 

 
Em reunião nesta quinta-feira (19) para discutir ações para ajudar os municípios o Estado determinou como prioridade as ações da defesa civil, saúde, ação social, obras e infraestrutura e, especialmente, a arrecadação de doações que vem sendo realizadas em diversos pontos da Grande Vitória. 
 
Está programada para esta sexta-feira (20), a entrega de 300 colchões para o município de Rio Bananal, um dos mais prejudicados pelas chuvas. A intenção dos pontos para arrecadação, segundo Casagrande, é somar de forma emergencial alimentos e água potável para as vítimas das enchente.
 
De acordo com a Defesa Civil, a maioria dos municípios do interior devem atualizar até o fim do dia os dados de afetados pelas chuvas. Até o momento, há 19.776 pessoas que precisaram deixar suas casas, sendo 3.225 desabrigados e 16.551 desalojados.
 
São pontos de arrecadação as unidades operacionais da Polícia Militar, sendo o 1º Batalhão em Maruípe, Vitória; 2º Batalhão no bairro Iolanda, Nova Venécia; 4º Batalhão, no Ibes, em Vila Velha; 11º Batalhão, Centro de Barra de São Francisco e Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em São Silvano, Colatina. Na Praça do Papa, em Vitória, homens do exército também mantém um ponto de arrecadação. 
 
 Incaper
 
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou nota alertando a população. Segundo o órgão, apesar dos períodos de melhoria observados nesta manhã de sexta-feira (20) em boa parte do estado, a chuva segue intermitente nos próximos dias. 

 
Esta chuva ainda pode causar transtornos em determinados trechos, em virtude do grande volume de precipitação observado nos últimos dias e a previsão de mais valores significativos (superando os 150 mm) entre o fim da tarde desta sexta (20) e o domingo (22). Neste período, as chances de chuva mais forte só são menores na divisa com o Rio de Janeiro.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/