Segunda, 13 Mai 2024

Cicloativistas se mobilizam pela manutenção da ciclofaixa da Jair de Andrade, em Vila Velha

Cicloativistas se mobilizam pela manutenção da ciclofaixa da Jair de Andrade, em Vila Velha
Cicloativistas de Vila Velha estão se mobilizando para defender a ciclofaixa das Rua Jair de Andrade, em Itapoã. Já circula na internet um abaixo-assinado, de autoria do grupo Ciclistas de Vila Velha (CVV), com quase 150 assinaturas solicitando à Prefeitura de Vila Velha a manutenção da ciclofaixa. Para semana que vem, ainda sem dia definido, foi agendada uma reunião no gabinete do vereador Zé Nilton (PT) para discutir o assunto.
 
A pressão pela retirada da ciclofaixa está partindo de comerciantes da região, que apontam queda nas vendas após a implantação da via exclusiva para bikes, que forçou a retirada de cerca de 60 vagas de estacionamento. 
 
Morador de Vila Velha, cicloativista de longa data e membro do CVV Fernando Braga atribui a um “pensamento míope” o discurso de que a retirada de vagas de estacionamento causa queda nas vendas. E aponta um contrassenso: não há como incentivar alguém a andar de bicicleta se todo o espaço das cidades são destinados aos carros. “Hoje 80% dos espaços nas cidades são destinados aos carros”, diz. 
 




A proposta da ciclofaixa foi apresentada em audiência pública em Itapoã em outubro do ano passado, junto com o binário envolvendo a Jair de Andrade e a Rua Belém. Na ocasião, moradores do bairro acolheram os projetos. Ficou decidido que o lado esquerdo da avenida seria escolhido para receber a ciclofaixa, já que sacrificaria menos vagas de estacionamento.
 
A ciclofaixa, que liga as avenidas Luciano das Neves e Gil Veloso, na orla, foi implantada no início deste ano. Desde então, Braga tem verificado um aumento expressivo no uso da via, sobretudo nos finais de semana, quando o fluxo em direção à praia é maior. “O número é bem maior, porque agora o ciclista andar em segurança”, diz. 
 
A implantação da ciclofaixa foi festejada por ciclistas e cicloativistas. Em uma região com precária malha cicloviária, situação que se registra em toda a Grande Vitória, é sempre bem acolhida um iniciativa que dê segurança à viagem do ciclista, fazendo que ele evite disputar espaço nas ruas com os carros.
 
A Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha se equilibra entre o impasse. Por um lado, diz o secretário Romário de Castro, não existe no momento nenhuma ação da prefeitura para a remoção da faixa. Por outro, a administração municipal realiza uma consulta ao Ministério Público Estadual (MP-ES) acerca da possibilidade da eliminação da ciclofaixa e posterior implantação de outra numa via diferente. 
 
A intenção da consulta é evitar processos, como por improbidade administrativa. A discussão da retirada da ciclofaixa pelo poder municipal, portanto, depende do parecer do órgão.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/