Sexta, 26 Abril 2024

Com apenas 26 anos, benzedeira quer estimular outros jovens à prática

yasmim_leonardo_sa-6574 Leonardo Sá
Leonardo Sá

Quando se pensa em benzedeiras, normalmente vem à mente a imagem de uma mulher mais velha. A dificuldade de encontrar jovens, de fato, é uma realidade, tanto que, ao procurá-las para esta matéria, Século Diário encontrou somente uma, Yasmin Ferreira, também conhecida como Véia do Patuá. Ela, não em vão, tem se empenhado em engajar a juventude nessa prática, para que a tradição permaneça firme e forte no Espírito Santo.

Com 26 anos de idade, Véia do Patuá realiza grupos de meditação abertos ao público, nos quais auxilia as pessoas a buscarem "autoconhecimento, se curar". O autoconhecimento, defende, é necessário para se tornar "ferramenta de cura para a sociedade de forma ampla, mudar a vibração de uma sociedade doente, marcada pela ansiedade, depressão e crise de pânico, necessitando do aumento do poder de cura coletivo das pessoas". 

É nesses espaços de meditação, que ela almeja encontrar jovens para participar de um grupo que pretende formar até julho, quando acontecerá "uma jornada para vivenciar o resgate dos saberes ancestrais, potencializar rezas e atividade do bendizer", explica.

Leonardo Sá

Véia do Patuá detalha que benzimento "são palavras que saem da boca consagrada da benzedeira, que manipula a energia do universo, do fogo, da terra, do ar, da água; um canal, uma ponte entre o plano físico e o espiritual. É o poder da palavra que sai do coração, a chave para se comunicar com a espiritualidade, auxiliando o outro a passar pelos desafios da vida".

O grupo de meditação acontece todas segundas e quartas, às 19h, no Estúdio Corpo e Mente Sã, em Vale Encantado, Vila Velha. Véia do Patuá afirma que viu nessa atividade uma forma de manter viva a tradição do benzimento por ser um espaço que está sendo procurado por jovens, já que, principalmente a juventude, "está muito desequilibrada emocionalmente e espiritualmente", realidade que atribui à correria e produtividade impostas pelo sistema.

Ela afirma que a sociedade impõe que as pessoas vibrem "para o normal, e não para o natural". O normal, aponta, é a competitividade, aquilo que é determinado pelo sistema; já o natural, "o sentido de comunidade, um outro ritmo de vida". 

A ideia com a meditação e, posteriormente, com os grupos a serem formados por jovens que queiram praticar o benzimento, não é criar um curso para o bendizer, e sim, "proporcionar vivência, acordar o propósito que tem no DNA das pessoas, pois todo mundo tem uma herança espiritual, muitos têm o propósito de vida de benzer, mas não têm contato com quem ensine".
Leonardo Sá

Somado ao estímulo à competitividade e à produtividade, Véia do Patuá relata que a tradição do bendizer reduziu muito e não passou para a juventude devido ao preconceito, já que muitas benzedeiras foram para igrejas, tanto católicas quanto evangélicas, onde o benzimento era mal visto, não passando para frente esse saber.

A jovem benzedeira é uma exceção à regra. Desde cedo teve acesso a esse tipo de conhecimento. Ela recorda que no terreiro de Umbanda que frequentava na infância, a mãe de santo era benzedeira. A jovem frequentava a casa dessa senhora, pois brincava com a neta dela. Véia do Patuá recorda que participava do terreiro desde pequena, por ter mediunidade muito forte e precisar de auxílio espiritual para equilibrá-la.

"Na Umbanda se faz muito favor para os mais velhos, muitos deles me pediam para buscar ervas. Criança tem energia, é curiosa, pedir esses favores é uma forma dos mais velhos ensinarem aos pequenos", diz, destacando que sua mãe também é umbandista, sua avó era parteira e seu avô benzedeiro. Isso mostra que a prática do bendizer, embora seja majoritariamente feminina, não é restrita às mulheres, por isso, informa a Véia do Patuá, os homens também são bem-vindos nas atividades e nos grupos de potencialização das rezas que serão formados.

Ainda em relação à infância, a benzedeira rememora que buscava ervas para fazer remédios para as pessoas, o que ocupava parte do seu tempo. Foi essa ocupação que gerou o apelido de Véia do Patuá, colocado pela sua mãe. "Às vezes ela me pedia para ir à padaria, por exemplo, e eu dizia para esperar um pouco, pois iria pegar uma erva para fazer remédio para alguém. Aí ela falava: 'essa menina parece a Véia do Patuá", recorda. 

A jovem benzedeira explica que Véia vem de ancestral, de raiz; e Patuá é uma tecnologia ancestral, um amuleto de proteção.

Véia do Patuá realiza atividades de benzimento em Campo Grande, Cariacica, todas sextas-feiras, das 13h às 20h, no Estúdio de Danças Manoela Jácome. Não se cobra pelo benzimento, mas as pessoas podem levar alimento ou itens de higiene pessoal para serem doados a quem precisa.

As ações de benzimento para o público em geral começaram a ser divulgadas há cinco anos, devido à grande procura das pessoas. Antes disso, ela fazia para um público mais restrito, de pessoas de sua convivência. Para chegar a isso, em sua trajetória, buscou o autoconhecimento e as ferramentas de cura por meio das plantas, dedicando-se, hoje, também a atividades como o reiki, cura xamânica, aromaterapia e yoga.

Nesse processo, Véia do Patuá exalta o auxílio de seus mentores espirituais: Pai João de Aruanda, Maria Preta e Cabocla Jurema, que transmitem conhecimentos. Esta última a ensina sobre as "ervas, a magia da floresta, como rezar para entrar nas matas, conversar com as plantas, a magia do reino vegetal". Ela também salienta que é incentivada por Benedita, uma ancestral que pede para que passe seus conhecimentos para frente.

O fato de morar no litoral foi importante. Ainda criança, a jovem benzedeira frequentava a praia de Itaparica, em Vila Velha. "O mar tem um ancoramento espiritual muito forte. Tem as entidades do mar, e Iemanjá, mãe de todas cabeças. Ela é a orixá que ajudou a me curar. O litoral é um ponto de força", ensina.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Gean em Sexta, 01 Julho 2022 17:54

Matéria muito interessante. Elaine, sou um leitor seu assíduo seu.

Matéria muito interessante. Elaine, sou um leitor seu assíduo seu.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/