Domingo, 28 Abril 2024

Com mais de 81 mil casos, Estado registrou recorde de dengue em 2013

Com mais de 81 mil casos, Estado registrou recorde de dengue em 2013
O ano de 2013 registrou o recorde de casos de dengue no Estado, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foram 81.892 casos da doença em 2013, mais de três vezes que 2012, que fechou em 22.248. Para 2014, a secretaria avalia que o cenário não é animador, já que há quatro tipos virais de dengue circulando no Estado. 



Em 2013 foram registrados 31 óbitos em decorrência da doença, contra 11 registrados em 2012. 
 
A Sesa alerta que, passadas as enchentes de dezembro de 2013, as águas que baixaram ficam acumuladas, formando criadouros ideais para o mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti, facilitando a proliferação da doença. No verão, período de chuva e calor, aumenta o número de casos de dengue, 
 
Uma pessoa só é contaminada com certo tipo de dengue uma vez, já que, uma vez acometidas da doença, se torna auto-imune àquele vírus. A Sesa credita o alto número de casos em 2013 à entrada, no Estado, do sorotipo 4 no final de 2012, o que deixou boa parte da população capixaba suscetível à contaminação. 
 
Os tipos 1, 2 e 3 já circulam no Estado há mais tempo, por isso, uma parcela maior da população já foi acometida da doença, tornando-se auto-imune. No entanto, o tipo 4 da doença atingiu uma pequena parcela da população, o que representa risco de novos surtos. 
 
Um dos principais fatores de proliferação da doença é a falta de eliminação dos focos do mosquito, já que mais de 70% deles estão dentro de casa e nos quintais. A orientação é que a população eleja um dia da semana para vistoriar a residência à procura de reservatórios e interromper o ciclo reprodutivo. Essa medida evita o surgimento de novos vetores, já que demoram cerca de nove dias para se desenvolverem do ovo à fase adulta. 
 
A Sesa, desde que o sorotipo 4 começou a circular na fronteira do País, intensificou as ações de prevenção e de alerta à população, diante da possibilidade de o Estado vivenciar grandes surtos e epidemias com a chegada do novo sorotipo.
 
No início de 2013, a secretaria distribuiu 350 bombas costais compradas para reforçar o combate à dengue. Todos os 78 municípios capixabas receberam pelo menos três equipamentos. O investimento foi de R$ 290 mil. Ao longo do ano, diversas capacitações profissionais foram realizadas para reforçar o tratamento, principalmente nas unidades básicas de saúde. Só no mês de novembro, foram 43 atualizações do manejo clínico para profissionais de saúde.
 
Antes do verão, também em novembro passado, a Sesa distribuiu farto material educativo aos municípios, para ajudar no combate. Ao todo, foram distribuídos um milhão de folhetos, 50 mil cartazes, 250 mil jogos educativos, 100 mil ímãs de geladeira, além de check lists (que são roteiros de orientação para vistoria de objetos que podem acumular água parada).
 
Sintomas
 
Febre, dor no corpo, dor de cabeça, prostração são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento, tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem esses sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
 
A hidratação é essencial para o tratamento da doença. Para reduzir o risco de agravamento do quadro clínico, a orientação é que, aos primeiros sinais da doença, seja reforçada a ingestão de líquidos, como água, água de coco, chás, sucos, sais de reidratação oral (soro oral) ajudam no processo de hidratação do corpo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/