Domingo, 28 Abril 2024

Comunidade de Barra do Sahy reclama do tráfego de caminhões pelas ruas do bairro

Comunidade de Barra do Sahy reclama do tráfego de caminhões pelas ruas do bairro

Moradores da comunidade de Santa Marta, na Barra do Sahy, em Aracruz, reclamam que a empresa Jurong não está cumprindo as condicionantes impostas pelo poder público para a construção do estaleiro no município. 

 

 
Entre as queixas, os moradores reclamam que caminhões da empresa estão circulando pelas ruas do bairro, que são impróprias para o tráfego de veículos pesados. De acordo com a condicionante, alegam os moradores, a Jurong deveria ter construído um trevo em frente à portaria da empresa, que evitaria o transtorno. 
 
“Os caminhões circulam pelas ruas do bairro levantando poeira e representando risco. Os caminhões são pesados e carregam enormes pedras, representando perigo à população”, denuncia o presidente do Centro Comunitário da Barra do Sahy, Luis Carlos Simora Gomes. Ele acrescenta que há muitas casas e até uma creche no trajeto dos caminhões. “Se uma pedra cair, pode significar uma tragédia”.
 
Segundo Gomes, os moradores foram à empresa pedir providências, mas representantes da Jurong teriam ignorado as reclamações.
 
Ele explica que a construção do trevo evitaria que os caminhões usassem as ruas do bairro como rota alternativa. “A empresa chegou a usar um ‘minitrevo’ do bairro, onde passam tubulações da Petrobras, mas o trecho foi interditado para evitar que as tubulações fossem avariadas”, explicou. 
 
Na entrada da portaria da Jurong, segundo ele, também há tubulação da Petrobras. A empresa teria ignorado a construção do trevo porque no caso de efetivar a obra, teria que assinar um Termo de Compromisso com a Petrobras, se responsabilizando por possíveis danos causados à tubulação.  
 
O líder comunitário disse que levou a denúncia ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), e ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Nessa quarta-feira (6), um ofício também foi encaminhado a Secretaria de Infraestrutura e Transporte de Aracruz e ao Ministério Público Estadual (MPE).
 
No ofício, a comunidade pede urgência aos órgãos públicos para a fiscalizar a circulação de caminhões dentro do bairro. Além disso, os moradores também cobraram a fiscalização do estacionamento irregular de carretas com produtos químicos na descida da Cohab Barra do Sahy e na Avenida Pau Brasil, também na região. 
 
“A Jurong não trouxe nada de bom para a Barra do Sahy, pelo contrário, tem sido um transtorno para o bairro a chegada da empresa na região. Nem o benefício de oferta de emprego a população conseguiu. Podemos madrugar na fila, quando abrem o atendimento, as vagas já estão todas ocupadas”, contou. 
 
 
                                 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/