Sábado, 18 Mai 2024

Comunidade de Santana faz protesto na Prefeitura de Cariacica por causa de obras de construtora

Comunidade de Santana faz protesto na Prefeitura de Cariacica por causa de obras de construtora
Nesta segunda-feira (12), moradores do bairro de Santana ocuparam a Prefeitura de Cariacica. Eles exigiam uma audiência com o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), para expor os problemas do bairro. A comunidade, liderada pelo presidente da associação de moradores do bairro, José Miguel Caçador, organizou o movimento após um impasse com a Prefeitura, em função de um condomínio da empresa MRV que está sendo construído no bairro. Segundo um dos representante dos moradores, Jairo Silva, a construção do conjunto e seus impactos não foram discutidos previamente com a população.
 
Silva explica que, durante a realização das obras de drenagem do empreendimento, uma região de encosta foi desmatada, destruindo a proteção natural da terra e provocando enxurradas no período de chuva. Esse grande volume de água, além de alagamentos, causa danos à estrutura das casas. As ruas do bairro também foram danificadas. E até agora, segundo Silva, nem a Prefeitura nem a construtora repararam as ruas. “Não somos contra a construção do condomínio, mas ele tem de ser feito com ordem e participação da comunidade. A drenagem feita não é suficiente para escoar a água e nos preocupamos com o próximo período de chuvas no Estado”, explicou Silva.
 
Após muitas horas de espera, o prefeito recebeu os moradores de Santana. Segundo os moradores, o prefeito Juninho reconheceu que a Prefeitura não deveria dar continuidade à obra e reafirmou o compromisso de se reunir com a empresa até o final de janeiro para cobrar uma contrapartida da construtora.
 
Além dessa pauta, os moradores pediram ao prefeito a retomada das obras da Escola Municipal Viena Guterra, em Santana. Os moradores disseram ao prefeito que as obras foram iniciadas em 2005 e estão paralisadas há dois anos. “Dissemos ao prefeito que as crianças estão estudando em situação precária e muitas não conseguem se matricular por falta de vagas, já que a escola não está funcionando”, afirmou Silva. Juninho prometeu finalizar a parte interna da escola nos próximos meses. 
 
Apesar da resposta positiva do prefeito, a comunidade permanece vigilante, já que esta não é a primeira promessa feita por Juninho aos moradores de Santana. A comunidade se reuniu com o prefeito em uma outra oportunidade, quando Juninho afirmou que a construção do empreendimento da MRV seria interrompida até que fosse acordada uma maneira de solucionar os problemas de infraestrutura causados pela obra. Entretanto, no dia 5 de janeiro deste ano, o secretário de Infraestrutura, João Felício Scárdua, informou à comunidade que as obras seriam retomadas, descumprindo o pacto feito com o prefeito. 
 
“A Prefeitura permitiu a obra, mesmos sem consultar a comunidade, e por isso queremos uma resposta do prefeito. Vamos esperar até o final de janeiro, mas caso os acordos não sejam cumpridos, vamos organizar novas manifestações”, avisou Jairo Silva.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/