Segunda, 29 Abril 2024

Comunidade teme recuo de deputado em audiência sobre tanques em Paul

Comunidade teme recuo de deputado em audiência sobre tanques em Paul
As declarações feitas pelo deputado estadual Roberto Carlos (PT) sobre um estudo para avaliar a construção de tanques de combustível e soda cáustica em Paul, Vila Velha, prometem esquentar o debate durante audiência pública sobre o tema nesta quarta-feira (2), que será realizada na comunidade, pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Segundo o líder comunitário Leandro Ribeiro, a comunidade já afirmou que não irá admitir a construção dos tanques na região. 
 
 “Ele esteve aqui no bairro e falou que irá pedir estudos sobre a construção dos tanques. Não queremos estudo, queremos a extinção dos tanques. Eles representam risco, não precisa de estudo pra ver que os tanques estão quase dentro das nossas casas”, ressaltou um morador, que não quis ser identificado. 
 
Para os moradores, ao dificultar o diálogo, não realizar Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) exigidos pela legislação, e ainda assim conseguir licença ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Liquiport demonstra omissão e descaso com a comunidade. "A rapidez para autorizar o empreendimento não é a mesma do diálogo com a comunidade, não queremos ser mais enrolados".
 
Os tanques, lembram os moradores, impactam a região da Grande Paul, ou seja, atinge também os bairros de Argolas, Morro do Atalaia e comunidades vizinhas, todas elas envolvidos nas denúncias feitas para frear o empreendimento desde 2007, sem qualquer apoio do poder público. Nesse período, os moradores buscaram ajuda na prefeitura, na Câmara de Vereadores e também na Assembleia, sem sucesso. 
 
Com a proximidade do período pré-eleitoral, os moradores prometem ficar atentos. "Vamos fazer barulho se quiserem nos enrolar. Conhecemos nossos direitos e não vamos admitir que o poder público se esquive do seu dever. Os estudos eram pra ter sido cobrados antes da licença e não foram, agora queremos a extinção do projeto, porque já estamos sob risco", ressaltou Ribeiro, que também é ex-presidente da Associação de Moradores de Paul e acompanha o caso há mais de seis anos. A região, populosa, tem um colégio eleitoral atraente.
 
Durante visita à região, o deputado Roberto Carlos afirmou que, além da vista completamente perdida pela construção dos tanques, o risco de incêndio apavora a comunidade. O petista também fez questão de lembrar, na Assembleia, que nasceu em Paul, embora sua base eleitoral seja a Serra. 
 
 
Serviço:
 
Data: 02/10/2013
Horário: 19h30
Local: salão de eventos do Paulinho (Avenida Jeronimo Monteiro, nº 1000)
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/