Segunda, 20 Mai 2024

Construção civil: trabalhadores em greve realizam passeata nesta quarta-feira

A greve dos trabalhadores da construção civil completou duas semanas nessa segunda-feira (20), com a notícia da suspensão do pagamento do adiantamento dos trabalhadores que estão paralisados. Para avaliar os rumos do movimento, os trabalhadores realizam uma assembleia na manhã desta quarta-feira (22), seguida de passeata dos trabalhadores até a sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES), onde pleitearão o pagamento do adiantamento. 

 
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst-ES) questiona ainda a posição do Sinduscon, que teria alegado que a greve dos trabalhadores havia sido feita sem o devido aviso prévio. O sindicato dos trabalhadores divulgou correspondência que atesta que o Sinduscon havia sido avisado da possibilidade de greve, caso os empregadores não cumprissem a decisão judicial.
 
A condição para não paralisarem as atividades seria o pagamento com reajuste salarial na folha do mês de julho, retroativo a maio de 2012, conforme determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho no Estado (TRT-ES).  
 
Os trabalhadores estão em greve para que seja implementado o reajuste determinado pelo TRT-ES, que julgou o dissídio coletivo da categoria em 4 de julho e fixou reajuste em 14%. O Sinduscon, no entanto, apelou da decisão do TRT ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e conseguiu deferimento de pedido liminar suspendendo o reajuste e determinando manutenção de 7,5%.
 
O julgamento do mérito do recurso impetrado pelo Sinduscon só deve ser julgado em setembro. Enquanto isso, os trabalhadores podem permanecer parados. A categoria considera que o reajuste de 7,5% não representa ganho real, já que o setor não apresenta sinais de crise.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/