Domingo, 28 Abril 2024

Aracruz é a cidade com maior número de desalojados e desabrigados

alagamento_FotoPRF PRF
PRF

As chuvas já deixaram 366 desalojados e 369 desabrigados no Espírito Santo. O maior número de ocorrências é na região norte. Aracruz está em primeiro lugar no ranking, com 150 desalojados e 84 desabrigados. João Neiva tem 108 desalojados e cinco desabrigados. Em terceiro lugar está  Linhares, onde 42 famílias estão desabrigadas, o que corresponde a 133 pessoas. Neste município, as aulas foram suspensas, devido a alagamentos e dificuldades no tráfego. O retorno está previsto para segunda-feira (5).

A próxima cidade do ranking é São Mateus, com 11 desalojados e 101 desabrigados. Viana, na Grande Vitória, tem 11 desalojados e 35 desabrigados. 

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (1), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre Cerqueira, informou que 17 dos 20 bairros de Viana foram afetados pelas chuvas, havendo abrigos em cada uma das comunidades atingidas. Uma força tarefa do Corpo de Bombeiros, composta por equipes de mergulho e de resposta de desastre, se encontram no município.

Foi necessária a atuação da equipe de mergulho por causa dos alagamentos. A de resposta de desastre tem que retirar os sedimentos de deslize de terra, que, inclusive, soterraram uma casa em Nova Belém, deixando um idoso morto e sua esposa ferida. O município se encontra ainda com alto risco de movimento de massa. O mesmo ocorre na região central do Estado, devido à possibilidade de chuva moderada a forte ao longo do dia, podendo ocorrer deslizamentos de terra.

Sooretama tem 30 desalojados. Na região serrana, Santa Leopoldina tem 25. Alexandre Cerqueira informou que os rios Santa Maria e Santa Leopoldina estão com cota de alerta, por isso, já foi feito plano de contingência para retirar as famílias que vivem próximas. O Rio Doce, no norte, está com cota de quase atenção. A situação nessa bacia hidrográfica não é mais grave, segundo o coronel, porque não está chovendo em Minas Gerais.

Vargem Alta, no sul, tem 14 desalojados. Cariacica, na Grande Vitória, 11 desalojados e um desabrigado. Em Vitória, 10 desabrigados. Embora não haja registro de desalojados e desabrigados, em Afonso Cláudio, na região serrana, há registro de óbito, pois ocorreu rolamento de bloco, atingindo um trabalhador na localidade de Alto Rio da Cobra.

PRF

Além disso, há diversos registros de queda de árvores, como em Vila Pavão e São Gabriel da Palha, no noroeste; Viana e Cariacica; e Santa Leopoldina. A recomendação é manter distância, já que o vento costeiro pode provocar mais quedas.

O Corpo de Bombeiros também recomenda que as pessoas assistam ao jogo do Brasil na Copa do Mundo em casa nesta sexta-feira (2) e evitem fazer viagens. O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel André Có, explicou que o Sistema de Defesa Civil está estruturado nos níveis municipal, estadual e federal. A atuação do estadual ocorre quando a capacidade do municipal está exaurida. Diante disso, afirma, é preciso cobrar dos municípios investimentos na Defesa Civil, com uma "estruturação mais eficiente", pois muitos "não tem visão da importância da Defesa Civil", não trabalhando a prevenção e preparação.

Vias interditadas

No Espírito Santo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há quatro vias totalmente interditadas: uma em Linhares e Aracruz e uma em Viana. Outras cinco estão com interdição parcial, uma em Linhares e Ibiraçu, no norte; duas em Fundão, no norte; e uma em Viana. Em Linhares e Aracruz, os quilômetros 170 e 171,3 , da BR-101, respectivamente, estão com interdição total por causa de erosões. Em Fundão, no Km 229 da BR-101, a interdição total em decorrência de queda de barreira. Em Viana, no km 302, 9 da BR-101 há alagamentos, impossibilitando o trânsito. As interdições parciais são na BR-101, mais precisamente em Linhares, no Km 134; Ibiraçu, no Km 227; Fundão, nos quilômetros 234 e 238; e Viana, no Km 302,9.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/