Quarta, 15 Mai 2024

Eleição do Sindiupes: sem acordo entre as chapas, decisão ficará a cargo da Justiça

O imbróglio da eleição para a próxima diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), cuja votação aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto, ainda não permitiu a definição do resultado da disputa – e, pelo jeito, ainda vai demorar algum tempo para isso. Nessa quinta-feira (20), a audiência de conciliação convocada para tentar resolver por consenso a questão não atingiu o seu objetivo, e agora a decisão ficará a cargo da Justiça, por meio da 1ª Vara do Trabalho de Vitória.

 
O pleito está na Justiça desde o dia 6 deste mês, quando a Chapa 1 – “Um novo tempo para avançar na luta” entrou com uma ação cautelar, acusando a Comissão Eleitoral de ter favorecido a Chapa 2 – “Usar, lutar, vencer”, apoiada pela direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) durante todo o processo. 
 
Mais de 600 votos foram impugnados na eleição – a junção de nove urnas de diversas cidades do Estado, sendo quatro da Grande Vitória. Fora esses, mais mil votos feitos em separado (de professores fora de sua escola de votação) estão parados, ainda esperando a decisão judicial.
 
A partir do próximo dia 25, a Chapa 2 tem cinco dias para apresentar defesa no processo. A partir daí, a Justiça deve apresentar o seu veredicto final, podendo inclusive indicar a destituição da Comissão Eleitoral e a contagem dos votos impugnados. Depois da decisão, ainda cabe recurso. As partes, agora, esperam o desenrolar do processo, que ainda deve demorar no mínimo duas semanas para chegar ao fim. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/