Quinta, 16 Mai 2024

Emenda ao PDM quer proteger áreas suscetíveis no município serrano

Emenda ao PDM quer proteger áreas suscetíveis no município serrano
Emenda ao Plano Diretor Municipal (PDM) da Serra deverá ser protocolada na Câmara de Vereadores até está quarta-feira (25). A informação é do vereador Nacib Haddad (PDT ), que vem articulando com os moradores de Manguinhos uma maneira de evitar a ocupação desordenada da região, “Quando houver conflito, como no caso dos edifícios previstos para o balneário prevalecerá a lei mais restritiva”, enfatizou.

 
Haddad informou que o objetivo é garantir a proteção não apenas a Manguinhos, mas a outras áreas do município, inviabilizando em definitivo o risco de novos empreendimentos com mais de dois andares em áreas com o zoneamento mais restritivo. 
 
No caso dos edifícios previstos pela Construtora Baleia, que pretendia erguer cinco prédios de oito andares cada em Manguinhos, o terreno está dentro de uma Zona de Ocupação Restrita (ZOR), onde não é permitida a construção de edifícios com mais de dois andares, regra válida para todo o balneário. O fundo da área é às margens da ES 010, uma área conhecida como eixo de dinamização, onde é permitida a construção de grandes edifícios. 
 
Com a maior parte da área dentro de Manguinhos, tanto moradores quanto o vereador desaprovaram a construção dos edifícios na região. Após forte cobrança popular, o projeto foi embargado pela Prefeitura da Serra. 
 
De acordo com ofício da prefeitura encaminhado à Associação de Moradores de Manguinhos, que vinha questionando o empreendimento, a medida fundamenta-se na necessidade de recomposição da ordem jurídica. Em outras palavras, o projeto da construtora está em desacordo com o PDM. 
 
Segundo a lei, as ZOCs, além de não comportarem edificações altas, se reservam a áreas com uso predominantemente residencial, que apresentam ocupação esparsa em áreas com algum tipo de deficiência na infraestrutura, próximas às zonas ambientalmente frágeis ou áreas de risco.
 
O empreendimento vinha sendo construído às margens da rodovia ES-010, no terreno onde funcionava o restaurante Chico Mineiro, na mesma rua da Igreja Católica Santana. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/