Sábado, 18 Mai 2024

Entidades da sociedade civil fazem discussão temática do PDU de Vitória

Entidades da sociedade civil fazem discussão temática do PDU de Vitória
Após as reuniões com os moradores, iniciadas em 9 de março e concluídas no último dia 6, o próximo passo agora da revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória são as reuniões entre Prefeitura de Vitória e entidades da sociedade civil organizada, e ainda com os Conselhos Municipais. A primeira foi realizada nessa quarta-feira (8) com o setor produtivo de Mercado Imobiliário, Comércio e Indústria; no mesmo dia, houve reunião com os membros do conselho do PDU.
 
Até o próximo dia 16, entidades de moradia, patrimônio histórico, turismo, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano e infraestrutura apresentarão propostas. No mesmo prazo serão ouvidos os conselhos municipais de Habitação de Interesse Social, de Transporte e Trânsito, de Cultura e de Defesa do Meio Ambiente.
 
A reunião dessa quinta-feira (9) discutiu a questão da moradia. O representante regional do Conselho Popular de Vitória (CPV), José Antônio Gomes, diz que os bairros Jesus de Nazareth e Ilha do Príncipe reúnem o maior número de famílias em moradia de risco. Em Jesus de Nazareth são cerca de 40 famílias. Em Ilha do Príncipe, a situação são 22 famílias. “Elas moram em imóveis já condenados pela Defesa Civil”, diz, sobre Ilha do Príncipe, outro diretor do CPV e liderança local, Robinho William. 
 
Nenhuma conta com aluguel social, nem mesmo foi encaminhada para abrigos pela Prefeitura de Vitória.
 
Outra questão levantada por José Antônio é que a prefeitura ofereça assessoria técnica aos moradores de áreas de risco em bairros carentes. Muitas vezes, diz, o fiscal não vai a tais bairros em função do contexto de violência. São áreas geralmente dominadas pelo tráfico.
 
Confira abaixo o cronograma de reuniões. 
 
MORADIA
 
Quinta-feira (9), às 19h
Auditório da PMV, em Bento Ferreira
 
Participantes: Conselho Popular de Vitória (CPV), Federação dos Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM/ES), Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb) e Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Espírito Santo (Acomac-ES).
 
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, TURISMO E PAISAGEM
 
14 de abril , às 19h
Auditório da PMV, em Bento Ferreira
 
Participantes: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESCVB), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem (Sindihotéis), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Sindloc), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sertes), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Espírito Santo (Sindegtur), Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (Abbtur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), Secretaria de Estudo de Turismo (Setur), União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrape) e Associação de Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc).
 
PLANEJAMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA
 
15 de abril, às 19h
Auditório da PMV, em Bento Ferreira
 
Participantes: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/ES), Sindicato dos Arquitetos do Brasil (Sindarq/ES), Ufes, Multivix, Faculdade Católica Salesiana, Universidade de Vila Velha (UVV), Faesa, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/ES), Sociedade Espiritossantense de Engenheiros (SEE), Sindicato de Engenheiros (SENGE), Companhia Espiritosantense de Saneamento (Cesan), Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP/Escelsa), Infraero e Codesa.
 
MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE URBANA
 
16 de abril, às 19h
Auditório da PMV, em Bento Ferreira
 
Participantes: Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema), Associação Amigos do Parque da Fonte Grande (AAPFG), Associação Nacional dos Amigos do Meio Ambiente (ANAMA), Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), BIke Anjo Vitória, Bike Vix , Federação Espírito Santense de Ciclismo.
 
Encontros com Conselhos Municipais
 
Dia 9: Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social
Dia 14: Conselho Municipal deTransporte e Trânsito
Dia 15: Conselho Municipal de Cultura
Dia 16: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/