Domingo, 28 Abril 2024

​Estado registra 1.638 desalojados e desabrigados devido às chuvas

chuvas_somateus_2FotoPrefSaoMateus Prefeitura de São Mateus

O Espírito Santo registrou 1.222 desalojados e 416 desabrigados nas últimas 24 horas em decorrência das chuvas, conforme consta no Boletim Extraordinário da Defesa Civil desta sexta-feira (23). Há vítimas em nove municípios, sendo oito no norte e um no Caparaó, que é Ibitirama. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) alerta que a previsão do tempo aponta para chuvas ocasionais neste sábado (24) e domingo (25), feriado de Natal.

O município mais atingido é São Mateus, no norte, com 838 desalojados e 343 desabrigados. A quantidade de pessoas nessa situação em Nova Venécia é, respectivamente, 150 e 48. Mimoso do Sul tem 138 desalojados; Jaguaré 30; e Sooretama, 26. Pedro Canário registra 20 desalojados e 21 desabrigados. Linhares sete desalojados, mesmo número que Ibitirama, cidade que também tem quatro desabrigados e registrou um óbito que não foi detalhado no Boletim. Colatina tem seis desalojados.

O Boletim detalha a situação de apenas dois municípios afetados. Em Barra de São Francisco, noroeste do Estado, houve queda de talude, quebrando o banheiro de uma residência. No município de Colatina, houve desabamento da laje de um imóvel desocupado, no bairro Vicente Soella, sem vítimas, causando danos parciais a uma residência vizinha. Os moradores das residências próximas ao desabamento foram orientados a sair de casa. Ainda em Colatina, aconteceu desabamento parcial de um imóvel localizado no Bairro São Silvano, sem vítimas. Há risco de desmoronamento na rua Marechal Deodoro, devido a um desabamento de muro.

Segundo o Incaper, o sábado (24) e o domingo (25) serão com tempo instável no Estado. A previsão é de chuvas ocasionais ao longo do dia por todas as regiões capixabas. O Boletim da Defesa Civil aponta possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas mesorregiões0noroeste e litoral norte. As chuvas podem atingir valores significativos em alguns locais. Associadas aos acumulados já observados em alguns municípios, podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais, especialmente nas áreas de risco previamente mapeadas e outras mais suscetíveis a esses processos.

Quanto ao risco hidrológico, o Boletim aponta que há possibilidade de ocorrências na mesorregião litoral norte, devido à previsão de chuva moderada, com possibilidade de pancadas localmente fortes ao longo do dia.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/