quarta-feira, janeiro 21, 2026
20.9 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 21, 2026
quarta-feira, janeiro 21, 2026

Leia Também:

Estado vai adquirir radares para emissão de alertas metereológicos

Boletim estadual desta quarta-feira registra um óbito, quatro feridos e cinco desalojados

Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande (PSB), em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (21), anunciou que a gestão estadual vai lançar um edital para aquisição de três radares metereológicos para emissão de alertas. O edital, internacional, pois se trata de uma tecnologia cuja fabricação não é feita no Brasil, será publicado entre os meses de março e abril.

O Radar Banda C, com alcance de 250 km, será instalado em Governador Lindemberg, norte do Espírito Santo, e terá alcance estadual. Os outros dois radares são Banda X, com um arco menor, mas segundo o governador, com mais precisão. O alcance será de 60 a 80 Km. Um será instalado em Santa Leopoldina, na região serrana, abrangendo essa localidade e a Grande Vitória. O outro, em Guaçuí, no Caparaó.

Segundo Renato Casagrande, os radares poderão dar informações metereológicas. “Vamos ter uma capacidade muito maior de fazer alertas. O radar pode dar informações como se vai chover granizo em uma determinada região”. Ele aponta, ainda, “uma capacidade de precisão mais assertiva”. O investimento estimado é na ordem de R$ 42 milhões. O governador também anunciou a criação de um Batalhão de Respostas e Emergências Climáticas no Corpo de Bombeiros.

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira, registrou dois feridos em Marataízes, no sul, após o teto de uma casa despencar no bairro Cidade Nova. Há cinco desalojados em Sooretama, no norte, mas o Boletim não detalha o ocorrido. Também existem dois feridos em Rio Bananal, no norte, onde foi registrado, ainda, um óbito de um menino de 10 anos. A casa onde ele morava, próxima à lagoa Juparanã, foi destruída por um deslizamento. Dois adultos foram socorridos, mas a criança ficou presa aos escombros.

Secom-ES

Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul, a gestão do prefeito Theodorico Ferraço (PP) anunciou nas redes sociais o fechamento temporário da Ponte de Ferro, no centro da cidade, para tráfego de veículos “durante este período de fortes chuvas”. A iniciativa é de forma preventiva, “para garantir a segurança da população”. Nas chuvas da primeira semana de janeiro, a gestão municipal também interditou a ponte devido à queda de duas árvores.

O Boletim registrou ainda quedas de árvore em vários pontos do Estado, como Santa Teresa e Alfredo Chaves, na região serrana, e Aracruz, Boa Esperança, Linhares, Fundão, Laranja da Terra e Nova Venécia, no norte e noroeste. Em Rio Novo do Sul, no sul, um poste caiu na Estrada do Meio. A área foi isolada. Há registros de alagamentos em Castelo, na região serrana, e Colatina, no noroeste, além de deslizamentos de terra em Alegre, no sul, e Ecoporanga e Marilândia, no noroeste.

Mais Lidas