Segunda, 20 Mai 2024

Estudantes recebem intimação para manter funcionamento do prédio da Ufes

 

Os estudantes da Ufes que ocupam, desde a manhã da última quarta-feira (22), o prédio onde funciona Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da universidade receberam na tarde de hoje (24) uma intimação para que o sistema de informática da universidade, que funciona no local, seja religado. 

 

Os manifestantes decidiram que vão continuar no local durante o final de semana, mesmo com as medidas judiciais que podem e vêm sendo tomadas a pedido da Administração Central da universidade. A manifestação faz parte das atividades da greve da universidade e tem como principal pauta a retomada das negociações com os discentes por parte da Reitoria. 
 
A Administração Central da Ufes, que nessa quinta (23) afirmou, por meio de nota, nunca ter interrompido o diálogo com o movimento – fato esse rechaçado pelos representantes estudantis –, acionou a procuradoria da Advocacia Geral da União (AGU) para tomar medidas judiciais necessárias para pôr fim a ocupação e garantir acesso dos servidores ao prédio ocupado, o que gerou a intimação.
 
Segundo um dos manifestantes, quando o representante da AGU tentou entrar no prédio, estudantes contrários à manifestação barraram a sua entrada. Os manifestantes - que neste momento não totalizam 20 pessoas - estariam "ilhados" dentro do Núcleo.
 
O NPD é o setor que controla todo o sistema de informática da universidade, como histórico escolar, declarações, informações sobre servidores e toda a internet da universidade. Desde a tarde de ontem (23), todo o sistema está fora do ar, incluindo o portal da Ufes. Segundo representantes da ocupação, não procede a informação de que os estudantes teriam desligado propositalmente os equipamentos do local.
 
As principais reivindicações dos estudantes dizem respeito à revogação da resolução do Conselho Universitário que passa o controle do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), moradia estudantil em todos os campi da Ufes, melhorias na creche universitária e pagamento retroativo ao período de greve do auxílio-alimentação.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/