Domingo, 05 Mai 2024

Inventores do Espírito Santo são premiados em feira de tecnologia iraniana

Dos quinze trabalhos capixabas apresentados na Feira Internacional de Invenções, Inovações e Negócios - Finex, realizada no Teerã, no Irã, cinco foram premiados, sendo três com medalhas de ouro, um troféu “Especial de Excelências” e um diploma de “Mérito Inventivo”. Os prêmios ajudaram o Brasil a conquistar o título de país mais premiado na feira de tecnologia que é considerada uma das mais importantes do mundo.

 
Com o maior estande da feira, os pesquisadores e as instituições premiadas foram Adércio João Marquezini e Walace Marcelino Braga, da Escola Superior de Ciência da Santa Casa de Misericórdia (Emescam), com o projeto “Biodiesel Ecológico” e Érica Dutra Albuquerque, Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o projeto “Processo de Hidrólise Enzimática sob Alta Pressão Hidrostática a partir de Resíduos Agroindustriais”, ganhadores de medalhas de ouro na categoria Meio Ambiente.
 
 O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a empresa Zaruc Tecnologia, com o projeto "Conjunto Solução para Leitura Automática de Medidores”, recebeu o troféu “Especial de Excelências” na categoria Engenharia. Já o inventor independente Cláudio Viannacom, com o trabalho “Energia a partir das Ondas do Mar”, obteve o diploma “Mérito Inventivo”.
 
Outra invenção de destaque é do pesquisador Marcelo Vivacqua da Facastelo e LABORVET, empresa de análises clínicas veterinárias, com o projeto “ANICANTE – Tratamento Antimetabólico de Câncer em Mamíferos”, medalha de ouro na categoria Agricultura e Veterinária. A LABORVET assinou um contrato de parceria para intercâmbio científico-tecnológico com a empresa iraniana ARWI, que trabalha com o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico rápido para doenças infecto-contagiosas. O projeto foi selecionado para ser apresentado pessoalmente ao vice-presidente do Irã, Mohammad Reza Rahimi.
 
 
A participação do Espírito Santo na Finex é resultado do convite feito pelo governo do Irã após a participação de pesquisadores iranianos na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) e parceiros em outubro de 2012. 
 
Na ocasião, os pesquisadores identificaram inventos com potencial de mercado para expor no exterior e com apoio da Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores (ABIPIR) selecionaram os 15 projetos capixabas que representariam o Brasil na feira para passar pela comissão julgadora da Finex.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/