Segunda, 29 Abril 2024

Luzia Toledo volta atrás e retira de votação PL que proibia uso de máscaras em protestos

Luzia Toledo volta atrás e retira de votação PL que proibia uso de máscaras em protestos
Após receber muitas críticas dos movimentos sociais, da OAB -ES e do próprio secretário de Segurança, André Garcia, a deputada Luzia Toledo (PMDB/foto) voltou atrás e retirou o Projeto de Lei nº 295/2013, de sua autoria, que previa a proibição do uso de máscaras ou outras formas de ocultamento de rosto em manifestações no Espírito Santo
 
 
A deputada justificou que após conversas com o presidente da Casa, Teodorico Ferraço (DEM), e com jornalistas que a acompanham ao longo de sua carreira, chegou à decisão de recuar em sua proposta. “Sou uma pessoa pacífica. A proposta não tinha o objetivo de impedir as manifestações populares”, disse Luzia Toledo. 
 
O PL não tem qualquer perspectiva de voltar à Casa para votação. O texto proposto pela deputada criticava os manifestantes. Luzia chegou a rotulá-los de vândalo, ignorando as denúncias de abusos policiais durante as manifestações. 
 
 “O direito à liberdade e manifestação de pensamento são constitucionais. Mas também é constitucional a vedação da prática do anonimato. Infelizmente, vimos em um passado recente, vândalos que se aproveitaram de manifestações de livre pensamento para usar de violência, depredação ao patrimônio público e, o mais grave: a colocação de vidas humanas em risco”, dizia a justificativa do PL. 
 
Além de proibir máscaras, o projeto previa uma espécie de aviso prévio para a realização de manifestações populares. 
 
De acordo com proposta, as polícias também poderiam intervir em reuniões públicas para manifestação de pensamento a fim de garantir o cumprimento de todos os requisitos do art. 3º, que define como as manifestações devem ser exercidas, ou para a defesa do direito constitucional a outra reunião anteriormente convocada; das pessoas humanas; do patrimônio público e do patrimônio privado.
 
Baile de Máscaras
 
Após a leitura da polêmica PL em sessão da Assembleia Legislativa no último dia 16, manifestantes do Estado se mobilizaram e marcaram para esta sexta-feira (27), o I Baile de Máscaras – ES, em frente à Assembleia Legislativa. 
 
De acordo o movimento Black Bloc-ES, responsável pela mobilização do evento, a intenção do baile é despertar a população para a censura que vem ocorrendo em todo o País. O evento, que possui página na internet, questiona ainda as intenções por trás do PL e acusa o governo de tentar identificar com mais facilidade os manifestantes para manter as perseguições constantemente denunciadas no Estado. 
 
O movimento divulgou ainda que o baile será uma provocação. “Nada melhor do que carnavalizar o protesto ainda mais dada às atuais circunstâncias onde tudo nessa política suja que temos, vira festa”, finalizou o movimento. 
 
Até o fechamento desta edição não foi divulgado se o evento será mantido mesmo após a decisão da deputado de desistir do projeto. Caso seja cancelado, a decisão deverá ser publicada na página do evento pelos manifestantes. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/