Sexta, 19 Abril 2024

Manifestação unificada reúne categorias em greve nas ruas da Capital

Manifestação unificada reúne categorias em greve nas ruas da Capital

Servidores públicos estaduais e federais de diversas categorias, estudantes da Universidade Federal do Estado (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e professores da rede pública fizeram nesta quarta-feira (8) uma passeata em Vitória que reuniu, segundo os manifestantes, mais de 300 pessoas. A manifestação começou pela manhã no Ifes e seguiu até o centro da cidade, onde fechou as portas do Ministério da Fazenda, impedindo a entrada de pessoas e carros no local.

 

Com diversas pautas de reivindicação, o ato juntou as muitas categorias em greve do Estado, como os trabalhadores do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os três segmentos da Ufes, os servidores do Ifes e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

 
A intenção, segundo Naiara Abdalla, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, é explicitar o motivo das mobilizações no Estado. “Viemos aqui para mostrar que a precariedade que existe hoje no funcionalismo público não diz respeito apenas aos trabalhadores, mas sim a todo o povo”, enfatizou.
 
Os principais pontos da pauta que une as categorias são o reajuste salarial e a melhoria nas condições de trabalho dos diversos setores, que vêm sofrendo com corte no orçamento e a desestruturação das carreiras. É o caso do Incra, por exemplo. Segundo Wilson Martis de Souza, funcionário do instituto, toda a parte operacional está parada após cortes de verbas. 
 
“Há muitos anos esperamos a reestruturação do Incra, mas estamos sendo empurrados, sem dinheiro, para assistência técnica e para desapropriar terras que seriam destinadas à agricultura familiar”, diz ele. Wilson afirma ainda que esse é um dos principais fatos que dificultam o trabalho do instituto, no que diz respeito à reforma agrária, pauta latente no Espírito Santo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/