Quinta, 02 Mai 2024

Moradores reivindicam funcionamento das balsas que ligam Meleiras a Guriri

atracadouro_meleiras_FotoDivulgacao Divulgação

Os habitantes de Meleiras, em Conceição da Barra, extremo norte do Estado, estão há mais de 10 anos à espera do funcionamento das balsas cujo objetivo é interligar a região até a porção norte da Ilha de Guriri, também pertencente ao município (o restante da ilha pertence à cidade de São Mateus). Moradores que não quiseram se identificar por medo de represálias afirmam que a estrutura está pronta, mas falta realização da obra da estrada de acesso à localidade e a realização da licitação para compra das balsas e contratação da empresa que fará a operação.

Os moradores relatam que foram construídas estruturas como guichês de pagamento e escritório na primeira gestão do governador Renato Casagrande (PSB). No final dessa primeira gestão foi dada ordem de serviço para a obra da estrada que dá acesso ao local, mas isso não foi concretizando, deixando o trecho até hoje sem pavimentação e com necessidade de contenção com pedras em alguns trechos, nos quais está havendo corrosão.

Divulgação

Quando questionada sobre o porquê do não prosseguimento da obra da estrada, a Administração Estadual, segundo os moradores, afirmou que precisa de algumas contrapartidas do Município, mas não especificou quais. Diante disso, os moradores questionaram a gestão do prefeito Mateusinho Vasconcelos (Podemos), que por sua vez falou que a obra é responsabilidade do governo do Estado. "Fica nesse jogo de empurra, um joga para cima do outro", reclamam.

Divulgação

O funcionamento das balsas traria para a região de Meleiras benefícios que iriam para além do impulsionamento do turismo. Um deles é a maior facilidade de acesso dos estudantes à escola, evitando, por exemplo, a evasão escolar. Isso porque Meleiras fica a 57 km do Centro de Conceição da Barra, mas a 15 km do centro de Guriri, onde tem uma escola. Os moradores relatam que a Prefeitura de São Mateus busca os estudantes de Meleiras com transporte escolar, mas que algumas vezes acontece o interrompimento do serviço por se tratar de alunos de outra cidade.

Outro problema que poderia ser resolvido com as balsas é o da coleta de lixo, pois o caminhão destinado para isso sai do Centro de Conceição da Barra recolhendo o lixo. Quando alcança sua capacidade de transporte, não prossegue o trajeto, o que muitas vezes faz com que nem ao menos chegue a Meleiras. Os moradores apontam que, com as balsas, o caminhão poderia sair do norte da Ilha de Guriri rumo a Meleiras, um percursos de cerca de 7 km.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/