Segunda, 29 Abril 2024

​Moradores temem descaracterização de edificação histórica em Vitória

casahistorica_jesusnazareth_redessociais Redes Sociais

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), assinou, recentemente, a ordem de serviço para a construção de um complexo de lazer no bairro Jesus de Nazareth, na rua Afonso Sarlo, obra saudada pela maioria dos moradores da região. Entretanto, parte deles teme pelo futuro de uma edificação histórica erguida no local, que poderá ficar descaracterizada com as intervenções.

O projeto prevê a construção de um campo de futebol soçaite de 44 metros de comprimento por 24 de largura, um playground infantil de 200 metros quadrados e uma academia para idosos, e também será preservada uma parte do estacionamento que já existe. Quanto à edificação histórica, que não é tombada, deverão ser colocadas "paredes ocas", segundo um vídeo de apresentação da proposta feito pela Secretaria Municipal de Obras a que Século Diário teve acesso. 

Leonardo Silveira/PMV

O imóvel histórico foi construído na década de 1950 pelo governo estadual de Jones dos Santos Neves, para dar manutenção às embarcações que atracavam na baía de Vitória. O espaço também já serviu como chefatura de polícia e depósito para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e para um supermercado. Atualmente, resta apenas um dos três galpões originais, que está sem o telhado e com as paredes se degradando.

A preservação do imóvel não é unanimidade entre os moradores de Jesus de Nazareth. Parte deles, mais ligada à atual direção da associação de moradores local, estaria defendendo a sua derrubada, mesmo que o projeto da Prefeitura de Vitória preveja que ele seja mantido de pé, ainda que descaracterizado. Para outros, porém, a edificação possui evidente valor histórico e precisa ser preservada integralmente.

Redes Sociais

"O nosso bairro é feito de muita história, e a gente gosta de preservar. Uma das partes da história que ainda está de pé é esse galpão. Então, a nossa ideia é fazer algum tipo de centro cultural ou educativo nesse espaço. É totalmente possível fazer a área de lazer preservando o galpão", afirma um morador, que prefere não se identificar, por receio de represálias.

A Prefeitura de Vitória chegou a apresentar um projeto anterior de unidade escolar a ser implantada no local, há cerca de três meses, mas os moradores solicitaram que fosse feita uma área de lazer, uma vez que já existe uma escola na região. O novo projeto da área de lazer, porém, não foi apresentado ao conjunto dos moradores, segundo fontes do bairro.

"Só a parte política da comunidade que viu o projeto. A proposta teria que passar pelo crivo de toda a comunidade, e não de cinco ou seis políticos. Tem morador que nem sabe que vai ter campo ali", relata outra pessoa que vive em Jesus de Nazareth, que também pediu anonimato.

Questionada por Século Diário, a Prefeitura de Vitória informou, em nota, que "o bairro Jesus de Nazareth vai receber um complexo que atende toda a comunidade", e que também "será feito o asfaltamento da rua". Além disso, a administração municipal argumentou que "o projeto foi desenvolvido em diálogo com lideranças do bairro".

"A Central de Serviços, que vai executar a obra, informa que a casa em questão será mantida e adaptada para suporte às atividades da comunidade", finaliza a nota. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/