Terça, 07 Mai 2024

Moreira Franco anuncia retomada de obras do aeroporto de Vitória

Moreira Franco anuncia retomada de obras do aeroporto de Vitória

No Espírito Santo para visitar as obras de expansão do aeroporto de Vitória, o ministro da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, ao lado do governador Renato Casagrande, anunciou para novembro deste ano a retomada das obras paradas desde 2008 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). 



O cronograma foi apresentado nesta sexta-feira (26) durante encontro que reuniu pelo consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon. As obras terão dois anos de duração, ficando prontas – 1º etapa - em novembro de 2015. O valor inicial das obras foi orçado em R$ 337 milhões, já o valor atualizado ainda não foi divulgado.



Segundo o ministro, o cronograma será cumprido à risca, prevendo a entrega do projeto executivo ao Tribunal de Contas até o dia 30 de agosto próximo. Após ser submetido ao órgão, o projeto passará ainda por análises para que seja executado até o dia 15 de novembro. 



Além das pontes de embarque, estão previstos mais postos de check-in, estacionamento ampliado para 2.054 vagas, praça de alimentação, ampliação do pátio, mais áreas para pouso de aeronaves e nova torre. A capacidade de passageiros por ano passará de 3,3 milhões para 9,7 milhões em 2015.
 
Já a segunda etapa do projeto, que prevê uma ampliação maior para o aeroporto, ficará pronta até 2017, segundo o cronograma. A segunda fase é necessária devido à defasagem do projeto inicial com as demandas atuais do aeroporto. Na prática o projeto inicial está mantido, mas com o aditivo da segunda etapa, que será finalizada em 2017. Uma nova licitação será aberta para a chamada segunda etapa, que deve começar assim que a primeira obra for entregue. A promessa é de que não haverá novas paralisações.


Participaram do encontro desta sexta o governador Casagrande; Moreira Franco; o vice-governador Givaldo Vieira; o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; os deputados federais Paulo Foleto, Rose de Freitas, Carlos Manato e Iriny Lopes; os deputados estaduais José Esmeraldo, Janete de Sá e Marcelo Santos, além de representantes da Infraero, do consórcio responsável pelas obras e de entidades empresariais.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/