Sábado, 27 Abril 2024

Movimento promove vigília em defesa dos moradores de rua

Local que tem reunido práticas de cunho higienista contra moradores de rua de Vitória, a Praça Costa Pereira, no Centro, será palco a partir das 17h desta sexta-feira (1) de uma vigília em defesa da população de rua. O ato é organizado pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua do Espírito Santo (MNPR/ES) em conjunto com outras entidades de defesa dos direitos humanos.

 
“A Costa Pereira é o lugar onde se concentram os maiores atos não só de violência física, como também de violência verbal”, diz Rosângela Cândido, coordenadora do MNPR/ES. “Não tem hora para terminar. A intenção é permanecer a noite toda”, completou.
 
Nas últimas semanas, Vitória registrou uma escalada de práticas de “limpeza pública” contra a população em situação de rua. Há denúncias de insultos, banhos de jatos d’água promovidos pela equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) e ações mais truculentas da Guarda Municipal. Especialistas criticam tanto as ações quanto a associação do uso de crack com a população de rua.
 
Em reportagem publicada no último domingo (24), a coordenadora MNPR/ES denunciou as abordagens da Guarda Municipal no Centro de Vitória: “A Guarda está vindo constantemente, cinco seis horas da manhã, com chute”. Segundo ela, tais ações foram provocadas a partir do dia 30 de janeiro, quando moradores e comerciantes do Centro de Vitória se manifestaram por segurança. 
 
“O ato também é para chamar a atenção da sociedade para a forma como os moradores de rua estão sendo tratados. Todos os problemas do Centro - assaltos, roubos, sexo, drogas - estão sendo jogados na conta dos moradores de rua”, fala Rosângela. Ela também criticou a ausência de políticas mais consistentes e integradas de saúde, trabalho, habitação, lazer voltados para os moradores de rua.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/