Terça, 14 Mai 2024

MPES vai cobrar Decreto Emergencial para uso da orla de Camburi no verão

MPES vai cobrar Decreto Emergencial para uso da orla de Camburi no verão

Um Decreto Emergencial deverá estabelecer regras temporárias para o uso da orla de Camburi, em Vitória. As principais sugestões apresentadas para minimizar o conflito entre os usuários foram apresentadas durante nova audiência pública realizada nessa quarta-feira (12) e serão avaliadas pelo Ministério Público Estadual (MPES), que irá cobrar o cumprimento das medidas da prefeitura municipal. 

 
Entre as propostas está à intensificação das campanhas educativas e, sobretudo, a delimitação de áreas para cada modalidade exercida na região, como é o caso do skate, patins, caminhada, corrida e bicicleta. 
 
Segundo o vereador Serjão Magalhães (PSB), propositor do debate, as propostas foram encaminhadas ao MPES, responsável por avaliá-las. O próximo passo, segundo o promotor do órgão, Marcelo Lemos, será escolher as ideias mais razoáveis e fazer um encaminhamento imediato à prefeitura. 

 
 
A criação de um Decreto Emergencial foi apoiada pelo secretario municipal de Segurança Urbana, Délio da Silva Barros, mas ele lembrou que a medida é temporária e que mais à frente o tema deverá ser rediscutido para a criação de uma legislação definitiva de regulamentação dos espaços da orla de Camburi. 
 
Presente ao debate, o vice-presidente da Associação Capixaba de Skate (ACSK), Lauro Salles, o Laurinho, admitiu que o uso de skates no calçadão da praia de Camburi precisa de ordenamento, mas ressalta que falta espaço para a prática do esporte na cidade. Segundo ele, há inúmeras modalidades do esporte e as praticadas no calçadão são justamente as que ocorrem em retas, onde não deveriam ocorrer  manobras. “Tem hora que o skatista quer sentir o vento no rosto ouvindo uma música”, lembrou ele. 
 
O uso da orla também já foi defendido pela atleta de patinação Flávia Pretti. Segundo ela, assim como os demais usuários, os patinadores também buscam o contato com a natureza e a orla é o local mais adequado para isso. 
 
A busca por um consenso é compartilhada por todos os usuários. No caso de um ordenamento, Lauro Salles apontou as áreas do píer de Iemanjá e do calçadão na entrada da Avenida Adalberto Simão Nader para a prática do esporte durante o verão. Já para os patins um local já foi solicitado pelos usuários, e segundo Serjão, deverá ser disponibilizado próximo à Curva da Jurema, um local pouco usado pela população, que se reformado, poderá minimizar o fluxo de patinadores na orla de Camburi. A área será apelidada de Parque de Patins
 
Sobre o “parque”, o vereador Serjão afirmou que a solicitação já foi protocolada na prefeitura desde o fim da primeira audiência. No documento, foi pedido a reforma do local, incluindo a troca do piso e a instalação de corrimões.
 
Já sobre as campanhas educativas, o alerta veio do skatista Laurinho. Ele ressalta que as campanhas educativas não estão sendo realizadas nos horários de picos e nem durante os dias da semana, não atendendo a seu principal objetivo, que é minimizar o conflito entre usuários nesses períodos.  
 
Ao todo mais de  50 mensagens com a proposta de regulamentar e melhorar o uso da orla de Vitória foram entregues ao vereador durante a audiência. 
 
Participaram ainda do encontro o superintendente em exercício da Secretaria do Patrimônio da União no Estado (SPU), João Nunes, o gerente de posturas da Secretaria de Desenvolvimento de Vitória, Ary Jorge, e a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerusa Ferrari.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/