Quarta, 15 Mai 2024

Nova gestão do Iases adianta negociações com servidores

A interlocução entre os servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estaso (Iases) e a administração da autarquia aumentou com a mudança de gestão. Após a prisão da ex-diretora-presidente Silvana Gallina, por força da Operação Pixote, o defensor público Leonardo Grobberio assumiu a presidência do Iases e deu continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado na autarquia.

 
No início de 2012 foi aberto um canal de diálogo entre o Iases e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) para a discussão da pauta de reivindicações dos servidores. A interlocução entre a entidade e a autarquia estava prejudicada, com ameaça de greve e paralisações de emergência.
 
Das reuniões realizadas, poucas respostas a ofícios haviam sido dadas, não avançando as negociações. Na última quinta-feira (21) foi realizada mais uma reunião entre o grupo de negociação do sindicato e da autarquia, já sob a gestão de Leonardo Grobberio, que fez mudanças no quadro funcional, avançando na pauta de reivindicações. 
 
Dentre os avanços apontados pelo Sindipúblicos está a nomeação de servidores concursados para cargos de gerência e funções gratificadas. Ainda são necessários avanços em outros pontos, como na falta de segurança na Unidade de Atendimento Inicial (Unai), nos uniformes e na estrutura de socioeducação. Os servidores também pleiteiam a realização de novo concurso público para recomposição de quadro de agente socioeducativos. 
 
A pauta de reivindicações dos servidores também passa por melhores condições de trabalho nas unidades de adolescentes em conflito com a lei, principalmente naquelas localizadas em Cariacica-Sede, o que dificulta a aplicação da socioeducação. Sem ela, as unidades de internações se tornam meras cadeias, em que os adolescentes cumprem a pena estabelecida sem qualquer atividade. Esta realidade pode aumentar ainda mais a sensação de impunidade, provocando o crescimento nos índices de violência e ocasionando a migração dos adolescentes internados atualmente para o sistema penitenciário, quando atingirem a maioridade.  

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/